sexta-feira, 19 de junho de 2009

Superzebra! Palmeiras 1 x 2 Inter de Limeira

A semana não está nem um pouco boa para os palmeirenses, pra complicar resolvi reativar a Série Superzebras justamente com um fiasco histórico do Verdão.
O jogo foi a decisão do Paulistão de 1986. O Palmeiras havia desclassificado na semifinal o Corinthians (perdeu de 1x0 e venceu por 3x0, com gol olímpico de Éder). O Palmeiras era franco favorito, tinha craques do naipe de Jorginho, Lino, Mirandinha, Edmar e o próprio Éder (status de craque da Copa de 82). Além disso o clube estava a 10 anos na fila e a torcida sentia que aquele seria o ano do "Porco".

A Internacional de Limeira, havia passado pelo Santos na outra semi, mas não assustava. Na campanha geral dos dois turnos, não chegou a fazer algum resultado primoroso. Até então nenhum time do interior paulista havia conquistado algum título estadual.
Além disso a FPF achou que o estádio Limeirão não teria condições de receber a final.
A decisão acabou sendo disputada num Morumbi lotado de palmeirenses, no primeiro jogo o placar ficou no 0x0, 104.136 pessoas perceberam que o time de Limeira jogava "certinho".
A segunda partida foi numa quarta-feira, todos os gols aconteceram no segundo tempo da partida. Kita e Tato para a Inter e Amarildo para o Palmeiras aos 30 minutos. A partir daí foi um massacre verde.
Eu e meu pai assistíamos pela TV, aquela nervosa final. O Palmeiras atacou muito, mas no final quase que o Kita aumentou a vantagem.
Lembro-me que após o árbitro apitar o final do jogo, Luciano do Vale berrava eufórico na Band, enaltecendo a conquista da Inter campeã paulista de 86! Eu era um gurizote e nunca esquecerei daquela noite em que aprendi pela primeira vez na prática que nem sempre o mais forte supera o mais fraco.
O detalhe nos meus escudos, é que o Palmeiras não está com o patrocinador "bizarro" da época (Cassino-Galeria Pagé/Shark). Antes da finalíssima, alguns jogadores do Verdão queriam um investimento maior dos patrocinadores para o jogo. Como os patrocinadores não puderam arcar com a despesa pedida, o Palmeiras entrou com o uniforme limpo.
Sobre esse assunto deixo um link bem interessante com esclarecimentos do sr. Oscar Antonio Cunha, que era o então Diretor do Departamento de Propaganda e Comunicação do clube.

Sobre a Inter, li recentemente que o ex-jogador Lê, tentará resgatar o clube, que hoje está na terceirona do Paulistão.
Aí vai a ficha dessa Superzebra !
03 de setembro de 1986
PALMEIRAS 1 x 2 INTERNACIONAL
Local: Estádio do Morumbi
Árbitro: Dulcídio Vanderley Boschilla
Público pagante: 68.564
Gols: Kita aos 5, Tato aos 9 e Amarildo aos 29 minutos do segundo tempo;
PALMEIRAS: Martorelli, Diogo (Ditinho), Márcio, Amarildo e Denis; Lino (Mendonça), Gerson e Jorginho; Mirandinha, Edmar e Éder. Técnico: Carbone
INTERNACIONAL: Silas, João Luis, Juarez, Bolivar e Pecos; Manguinha, Gilberto Costa e João Batista (Alves), Tato, Kita e Lê (Carlos Silva). Técnico: Pépe.

2 comentários:

k9 disse...

dahora suas ideias de começar fazer as seleçoes ja classificadas para a copa e tambem gostei muito do tema zebras pena que começou com uma contra meu palmeiras,espero ver uma do corinthians (pirambu,cianorte)
abraço boa sexta-feira

FÁBIO RAPOSO disse...

Olá K9, muito obrigado pelo incentivo, aos poucos realmente quero apresentar as seleções classificadas para a Copa.
Por falar nisso não esqueci os seus pedidos (Burkina Faso e Gabão) o dificil é achar escudos vetorizados dessas duas seleções. Mas fica frio que em último caso eu mesmo redesenho. Seria legal vc me mandar o emblema do Gabão, não consegui achar nada na net.
Quanto ao "Superzebras", fica tranqüilo, a intenção é não deixar nenhum "grande" escapar, inclusive o meu Fluzão!(Paulista de Jundiaí, LDU, não faltam exemplos...) rs