quinta-feira, 18 de junho de 2009

Seleção da Polônia

Vou de Polônia, seleção européia que está firme na disputa por uma vaga na Copa do Mundo na África do Sul. Os poloneses estão em terceiro no Grupo 3 das eliminatórias, atrás da Eslováquia e da surpreendente Irlanda do Norte.
Ultimamente a seleção vem jogando aquele feijão com arroz, suficiente para lutar pela classificação. Mas nos tempos da "Cortina de Ferro" a história foi outra.
A Polônia foi gigante e teve sua fase de ouro coincidida com o auge do regime comunista naquele país. Durou do começo dos anos 70 até meados dos anos 80.
A maior conquista dos poloneses foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1972 (Munique). Foram prata em 1976 (Montreal) e ficaram na terceira colocação em dois mundiais: 1974 (Alemanha) e 1982 (Itália). Na Argentina em 1978 ficaram em quinto.
Uma geração de craques surgiu nesse período capitaneadas por Grzegorz Lato, que foi o artilheiro da Copa de 74 e é até hoje o maior ídolo da seleção e pelo habilidoso meia Boniek (a partir de 1976).
A Polônia contava ainda com o zagueirão Zmuda, o ponta esquerda Gadocha, o meia Deyna, o seguro goleiro Jan Tomaszewski, além do velocista atacante Smolarek (esse já na Copa de 82).
Com o fim do comunismo, a Polônia demorou para se reestruturar, sofreu duros golpes financeiros na década de 90, mesmo assim conseguiu conquistar uma medalha de prata na Olímpiadas de 1992 (Atlanta).
Na Eurocopa, os poloneses só participaram da última edição em 2008. Aliás a Polônia será uma das sedes da próxima Eurocopa que será realizada em conjunto com a Ucrânia em 2012.

Nenhum comentário: