sábado, 13 de junho de 2009

Seleção do País de Gales

O destaque agora vai para a seleção do País de Gales, o primo pobre do Reino Unido.
Participaram de apenas uma Copa do Mundo, na Suécia em 1958.
Sua classificação para aquele mundial foi curiosa e contou com muita, muita sorte.
Os galeses ficaram em segundo em seu grupo na UEFA, estavam praticamente eliminados. Mas a sorte sorriu para eles graças a seleção do Sudão. Após fazer boa campanha em seu grupo africano, a seleção daquele país deveria jogar contra Israel para decidir sua vaga. No entanto, Israel iria se classificar com apenas um jogo. Achando injusta essa decisão, os sudaneses recusaram-se a jogar e protestaram na FIFA. A entidade máxima do futebol voltou atrás e decidiu fazer um sorteio para definir o adversário da seleção israelense. Deveria ser uma seleção européia que ficou em segundo em seu grupo. No sorteio saiu a Bélgica, que acabou recusando. Na segundo vez deu País de Gales, que aceitou e venceu as duas partidas eliminatórias pelo mesmo placar de 2x0.

A Copa de 58 foi a única que contou com as seleções dos 4 países que formam o Reino Unido.
E a campanha dos galeses foi muito boa, eliminaram a então poderosa Hungria, mas não passaram pelo Brasil nas quartas.
Aliás foi nesse jogo que o menino Pelé, marcou seu primeiro gol em Copa. No final, o País de Gales, acabou ficando na 5ª colocação.
Atualmente os galeses tem remotíssimas chances de classificar para a África do Sul, estão no grupo 5 da Europa, onde a Alemanha lidera, seguida da Rússia.
Confira como andam as disputas européias para a Copa de 2010:
http://www.bolanaarea.com/eliminatorias_copa_2010-uefa_tab1.htm

Nenhum comentário: