segunda-feira, 15 de março de 2010

Celtic - Escócia

Hoje destaco o Celtic de Glasgow, pedido do Paulo Morongo de Brasília. Logo que comecei a produzir o time, lembrei-me do Rod Stewart, fã ilustríssimo do clube. O cantor é um dos meus artistas prediletos, principalmente da fase mais roqueira, que compreende as décadas de 60 e início de 70, justamente a melhor fase do Celtic.
1967 foi o ano dourado do clube que conquistou tudo: Copa de Glasgow, Copa da Escócia, Campeonato Escocês, culminando com seu maior feito: a Copa dos Campeões da Europa. Em 1970, chegou novamente na final perdendo na prorrogação para os holandeses do Feyenoord.
Naquele período Rod Stewart começava a despontar sua carreira musical, estava juntando-se a Jeff Beck Group, do magistral guitarrista Jeff Beck (ex-Yardbirds). Dois anos depois, ele estava mundialmente conhecido com a sua banda Faces, que fez escola no rock britânico e despontando em carreira solo. Stewart, já chegou inclusive a jogar futebol nos juvenis do modesto Brendfort de Londres. Seu irmão Robert, chegou a ser zagueiro do Arsenal, mas Rod Stewart, boêmio (chegou a passar mal em um dos treinos) trocou os gramados pelos palcos. Hoje, ele é o torcedor mais ilustre do clube escocês.
A torcida é uma das mais fanáticas da Europa, é formada em sua maioria por católicos e descendentes de irlandeses. Em 2003, cerca de 114 mil torcedores do Celtic invadiram Sevilha, na Espanha para assistir a final da Copa da UEFA contra o Porto (perdeu 3x2). Segundo a UEFA, foi a maior "invasão" de torcedores de um clube para assistir a uma única partida.
O Celtic possui 42 conquistas de Campeonato Escocês.

Um comentário:

J. Sandes disse...

Coincidencia....hoje estava lendo o livo de Frank Foer "Como o futebol explica o mundo" que no capitulo 2 trata sobre a rivalidade entre Celtic e Rangers. Muito massa o kit, Fabio.