terça-feira, 9 de março de 2010

Ajax - Holanda


O destaque hoje vai para o Ajax da liberal Amsterdan. O clube, teve seu período de ouro na década de 70 (foi base para a Seleção Holandesa, que jogou a Copa de 74), mas ainda hoje é uma equipe respeitadíssima na Europa.
Em 1971, 1972 e 1973 o Ajax foi campeão da Europa, em 1972 e 1973 também ganhou a Supercopa Europeia, e em 1972 foi campeão Mundial de Clubes contra o Independiente, da Argentina. Naquela época as finais do Mundial Interclubes, ou Copa Intercontinental eram jogadas em duas partidas, uma na Europa e outra na América do Sul. Os holandeses revolucionaram tanto com a bola nos pés, como também na valorização do atleta e nas questões que envolviam a área comercial/publicidade. Liderados por Johan Cruijff, o Ajax simplesmente boicotou duas finais da Copa Intercontinental, porque achava financeiramente inviável a realização desses jogos.
O clube foi finalista em 1971 e cedeu sua vaga ao Panathinaikos da Grécia. Dois anos depois recusou-se novamente, sendo substituído pela Juventus da Itália.
Na década de 90, já em outra era mais profissional, o Ajax fez escola novamente com outra grande equipe. Quem não lembra de Van der Sar, Frank de Boer, Danny Blind, Davids, Kluivert, o craque Van Basten e o maestro Rijkaard? Eles levaram a Liga dos Campeões da Europa na temporada 94/95 e bateram o Grêmio nos penaltis, conquistando seu segundo título mundial, realizado no Japão. Históricamente, se o Ajax não tivesse recusado participar das finais nos anos 70, talvez hoje poderia estar figurando entre os clubes com mais títulos mundiais conquistados. Até porque naquele período a equipe era praticamente imbatível.
Hoje a fase é outra, o clube perdeu a hegemonia na Holanda para PSV, Feyenoord e o emergente AZ Alkmaar. Seu último título holandês foi conquistado na temporada 2003/2004.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal este Ajax, ficou bem próximo da realidade, mas, o que achei mais interessante foi o fato de você usar a fonte da adidas para a numeração que na minha opinião valoriza muito a arte.

Parabéns pelo belo trabalho.