quinta-feira, 22 de julho de 2010

Brasiliense

Criado para comemorar o dia mundial do rock (que pra mim é todo dia) e homenagear as bandas de Brasília, o terceiro uniforme do Brasiliense criou uma baita polêmica. Na minha opinião a sacada do clube foi genial, muitos consideram Brasília, a capital do rock e tal. Eu, por exemplo acho que Goiânia hoje tem um movimento muito mais forte que Brasília, que teve seu auge na década de 80 e início de 90.

Quanto ao uniforme achei que poderiam explorar melhor a ideia. Utilizar as caveiras, símbolos da banda americana de punk, hardcore e punk horror Misfits, foi meio que uma forçação de saque. Pra representar bem o rock'n'roll deveria ter ali elementos de Beatles, Stones, Zeppelin, Sabbath, Pistols, enfim nomes que fizeram história, ou mesmo nomes ou símbolos do rock candango! O maior problema, nesse caso é que a diretoria do Brasiliense teria que abrir mão e homenagear a Legião Urbana (grande expoente do rock de Brasília), que já possui um time formado por fãs e que disputa a segundona do DF (Legião FC).

Tá mais que batido e clichê associar rock com caveiras, o rock'n'roll é muito mais que isso. Infelizmente no Brasil, alguns esteriótipos ainda persistem, rock é visto como algo nebuloso, associa-se logo a um único movimento, seja punk ou seja metal (dois estilos que respeito e admiro) e esquecem que a amplitude é muito maior. Li alguns comentários hilários sobre a nova camisa no www.minhascamisas.com.br/ Alguém achou que as caveirinhas eram uma homenagem ao "Esqueleto", o eterno rival do He-Man. Pensando bem...

5 comentários:

Gerson Nuevo disse...

E aí Irmaozão, tudo tranquilo contido! Ainda estou na correria aqui em SP, mas tudo na paz de Deus...
Passado a Copa, retornamos ao mundo futebolístico brasileiro, que por sinal é sempre legal acompanhar nossas "divisões", desde a série "A" até a "D"!
E mais uma vez vc vem dando um show na arte de criar escudinhos... PARABÉNS!
Sensacional estes 3 últimos Kits, Brasiliense, Operário, CENE e Araguaína.
Achei bem bacana a forma que o pessoal do Brasiliense adotou para homenagear o dia mundial do rock. A criação desde uniforme é mais do que uma merecida homenagem aos astros do rock dos anos 80, é simplesmente um resgate do que muitos já haviam esquecido! Haja críticas ou elogios, não importa, o que vale é a intenção e ela funcionou.

Fabião, já que estamos de volta com nossas queridas Séries A,B,C e D, gostaria de fazer um velho pedido(Rsrs): Aquela Ponte Preta com o Uniforme Cinza(3ºuniforme) e o caçula Linense que disputará a 1ª divisão paulista em 2011.

Obs: Já estou em vias de lhe enviar as fotos da nossa copa do mundo de futebol de botão e das 32 seleções montadas com a sua arte em botões estilo Gulliver.
E é claro, a retomada do nosso intercâmbio!

Irmão, um enorme abraço, fica com Deus e até a próxima postagem!!!

Gerson Nuevo

Aline Graziele disse...

Agradeço pelas palavras, Fábio. E concordo plenamente contigo, rock'n'roll é muito mais que caveiras. Também sou fã das bandas que você citou e sei da importância de cada uma no cenário mundial. A escolha das imagens da banda Misfits foi um concenso entre todos que participaram da criação da camisa. Também cogitamos outras hipóteses mas achamos que, no conceito visual, seria interessante algo que causasse um impacto maior, digamos assim.
Fico feliz por saber que minha idéia foi aprovada pelos torcedores, não só do Brasiliense como de todos os cantos do Brasil.
A repercussão está sendo muito boa e acredito que isso ajudará na divulgação do próprio clube, que raramente tem espaço na mídia nacional.
Abraços.

Nathielle disse...

Para que serve uma caveira?
R: Para invador o castelo de Grayskull!

rsrsrsrsrs
Esse Jacaré roqueiro não tá com nada! :P

Nathi

Glauco Alan disse...

Salve salve Fábio na paz ??
Você nos surpreende a cada arte..show de bola
Ja esta publicada sua entrevista no site futebol de mesa news.
Fique na paz

FÁBIO RAPOSO disse...

Pessoal, muito obrigado pelos post, Gersão, teu pedido é uma ordem, fica no aguardo...
Glauco fiquei muito feliz em conferir a entrevista no conceituado Futebol News, fico lisonjeado, muito obrigado brother!!!
Aline, muito obrigado pelo seu contato, em nenhum momento eu quis denegrir o clube, pelo contrário, citei que a sacada foi genial, como publicitário e trabalhando num setor de marketing, achei que o tiro foi dado no alvo, a repercussão foi muito forte, tanto que fiz o time, atendendo pedidos. (Só no globoesporte deve ter saído umas três matérias sobre a camisa), ou seja o impacto,que era o objetivo foi conquistado. Acho até que alguns clubes irão seguir a mesma estratégia. Minha crítica, na verdade foi só pela questão estética mesmo!!!
Grande abraço a todos!!!