sexta-feira, 1 de maio de 2009

Remo e Paysandu - PA

O destaque é o maior clássico do Pará, conhecido como Re-Pa ou "Clássico Rei da Amazônia".
Na revista Placar desse mês inclusive saiu uma matéria bem interessante sobre esse dérbi. Em abril desse ano completaram 700 jogos, um recorde! Nenhum outro clássico regional chegou a essa marca. O Clube do Remo é um dos mais tradicionais times do Norte do país, já conquistou 42 títulos paraenses. Foi o clube que mais ganhou títulos estaduais no século XX, no total foram 38 conquistas. Em 68 jogou um amistoso com o Benfica de Eusébio, no Baenão em Belém, o placar final foi 1x1. Na década de 90, viveu sua melhor fase, chegou a uma semi-final da Copa do Brasil em 1991 e ficou em 8º lugar no Brasileirão de 93. Nenhum outro clube do Norte chegou tão longe. De 93 a 97, ficou 33 partidas seguidas sem perder o clássico Re-Pa, foram mais de 4 anos de invencibilidade.Em 2005 foi campeão da Série C. Atualmente o clube vive em crise, ano passado caiu da Série C para a D. O clube conta com uma associação de torcedores, que apoia o Remo na área patrimonial e financeira.


O Paysandu ou "Papão da Curuzu", como é conhecido lá no norte , possui 42 títulos estaduais, dois títulos nacionais da Série B, um título da Copa Norte e um título da Copa dos Campeões.
A Copa dos Campeões foi criada em 2000 pela CBF com o objetivo de buscar um representante para a Libertadores da América. Em 2002, 16 times disputaram a competição. Os campeões do Paulistão e Carioca, os 6 primeiros colocados do Torneio Rio-São Paulo, os semifinalistas da Copa Sul-Minas, os 3 melhores da Copa do Nordeste, além dos campeões da Copa Norte e da Centro-Oeste, além do campeão do ano anterior. O Paysandu tinha conquistado a Copa Norte e na final da Copa dos Campeões surpreendeu a todos vencendo o Cruzeiro. É o primeiro e único clube do Norte do país a participar de uma Libertadores. Em 2003, o alvi-celeste representou bem o Brasil na competição, ficou em primeiro na primeira fase. Nas oitavas venceu o Boca Juniors por 1x0 em plena "La Bombonera" (lembra?), mas perdeu no jogo da volta por 4x2. Subiu para a Série A do Brasileirão em 2002, fez campanhas razoáveis, mas por pouco tempo. Em quatro anos despencou feio, atualmente disputa a Série C.
Pouca gente sabe, mas o Paysandu possui registrado o gol mais rápido do mundo. Na súmula foi marcado 2 segundos. Na TV foi mostrado 4 segundos. De qualquer forma o recorde ainda é do Clube. O jogo era entre Paysandu x Santa Rosa, válido pelo campeonato paraense de 1997. O gol foi marcado pelo centroavante Vital Filho.

2 comentários:

Gerson Nuevo disse...

Caro Fábio,
Seu blog está cada vez mais interessante e recheado de belos escudos, fotos históricas, comentários bem bacana sobre a trajetória dos times brasileiros, assim como, atualidades, conquistas e participações históricas em determinadas competições. Tenho uma grande simpatia pelo teu Joinville e esperava que este ano levasse o caneco do catarinense, mas infelizmente não deu... paciência! Pois, só este ano a minha gloriosa Ponte conseguiu um título após 108 anos de existência... e olha que foi só um titulozinho sem vergonha do interior...e na Copa do Brasil deste ano(2009), não deve ir muito longe, se passar pelo Coritiba já é muito.
Bom...como sou fã de carteirinha dessa incrível série "Rivais" que vc foi muito feliz em criar, gostaria que deixasse anotado mais um pedido meu!
Após o acidente com o ônibus que trazia a delegação do Brasil de Pelotas de um jogo preparativo contra o Santa Cruz-RS, no qual 3 pessoas vieram a falecer, trazendo grande prejuízo ao clube e deixando sua apaixonada torcida bastante angustiada, já que o clube caiu para a 2ªDivisão local e provavelmente o ano que vem deva disputar com o Pelotas seu principal rival uma vaguinha na elite do gauchão 2010.
Brasil/Pelotas X Pelotas é a homenagem que quero fazer a estas duas maravilhosas equipes do sul...
Agradeço antecipadamente de coração e mais uma vez Parabéns!!!! belo blog.
Um grande abraço,
Gerson Nuevo-SP

antonio ricardo da silva disse...

muito loko!!!!!!!
vou cofeccionar e colar nos meus botões!!!!!!
tem como vc fazer os times da 1° divisão do argentino?
abç!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!