sábado, 30 de maio de 2009

Bahia - BA

Vou atender mais um pedido do Kevin, a bola da vez é o Bahia, grande "Tricolor de Aço", que passou por uma fase muito difícil nos últimos cinco anos, mas que tenta dar a volta por cima em 2009.
O clube é um dos mais tradicionais do país, possui o maior número de títulos no Campeonato Baiano, além de dois títulos nacionais.
Em plena era Pelé conseguiu conquistar a Taça Brasil de 1959, dois vices (1961 e 1963), um quinto lugar (1960) e um sexto (1968).
A Taça Brasil existia antes do Brasileirão e tinha uma fórmula parecida com a atual Copa do Brasil. Porém os clubes do eixo Rio-São Paulo, entravam direto nas semifinais. No caso do Bahia, teve que disputar todos os jogos do campeonato desde o início.

Em 1988 conquistou o Brasileirão superando e eliminando o rival Vitória e clubes de ponta como Flamengo, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e o Internacional de Porto Alegre na final.
Participou três vezes da Libertadores, sendo que a melhor campanha foi em 1989, quando chegou a quinta posição. Foi eliminado justamente pelo Inter, depois de perder por 1x0 no Beira-Rio e empatar sem gols na Fonte Nova.
Viveu momentos de amargura nos últimos tempos quando participou da Série C em 2006 e 2007. Mesmo assim foi o clube que mais levou público e renda aos estádios em 2007, a média foi de 40.410 pessoas por jogo, superando o Flamengo que estava na Série A.
Sem dúvida o grande diferencial do Bahia é sua ferrenha e apaixonante torcida. Esse ano o clube vem com um elenco renovado e tem tudo para garantir seu acesso a Série A.

Nenhum comentário: