domingo, 17 de maio de 2009

Fiorentina - Itália

Hoje assisti pela manhã uma bela partida de calcio (Fiorentina x Sampdoria) e não resisti, resolvi postar um time italiano, em homenagem a esse organizado e elegante campeonato. Então nada melhor que homenagear um clube da cidade de Florença, berço do Renascimento e de gênios como Michelangelo, Giotto, Galileo entre outros...
O destaque vai então para a Fiorentina, clube que passou por várias situações complicadas e hoje segue firme na quarta colocação do italiano. O clube possui apenas dois Scudettos conquistados: um na temporada 1955-1956 e outro em 1968-1969.
O curioso disso é que em ambas os títulos, havia no elenco do clube um brasileiro e um argentino. Em 56, tinha Julinho (jogou a Copa do Mundo de 1954) e o argentino Miguel Montuori, centroavante que jogava no Universidade Católica do Chile.
Em 1969, a Fiorentina tinha Amarildo (estrela do mundial de 1962, no Chile) e o argentino De Sisti. Outros argentinos que se destacaram em Florença foram: Maschio, Morrone, Ramon Diaz, Passarela e Gabriel Battistuta. Já, pelo Brasil jogaram: Clerici, Sócrates, Dunga, Mazinho, Edmundo (passagem discreta) e atualmente o craque Felipe Melo.
A Fiorentina tem em seu currículo ainda seis Coppas Italia, uma Supercoppa Italiana, uma Copa Européia e uma Copa da UEFA.
No momento estou dando destaque aos clubes brasileiros campeões de seus respectivos Estados, mas em breve pretendo postar os escudos da Lazio, atual campeã da Coppa Italia.

Um comentário:

scheva disse...

belo blog e linda fiorentina!
parabens!