quinta-feira, 28 de maio de 2009

Náutico - PE

Atendo mais um pedido, dessa vez do Kevin, que quer jogar com o Náutico Capibaribe.
O "Timbu", vem fazendo até agora um bom campeonato brasileiro. O torcedor alvi-rubro espera que não seja como no ano passado. Lembro-me que o Náutico começou muito bem, inclusive chegando a liderar nas primeiras rodadas e depois despencou feio na tabela. Acabou lutando com muita garra para não cair para a série B. Conseguiu se manter na Série A após arrancar um empate com o Santos na Vila Belmiro na última rodada do Brasileirão.
O alvi-rubro de Recife ganhou 21 vezes o Campeonato Pernambucano. Em 1967 chegou a ser vice da Taça Brasil, o antigo Campeonato Brasileiro. Na final perdeu para o Palmeiras, a façanha levou o Náutico a ser o primeiro time pernambucano a jogar uma Libertadores da América.

Um dos fatos mais pitorescos que aconteceu nos Aflitos foi em 1972. O Náutico contratou o "popstar" Alan Cole, centroavante jamaicano, produtor, administrador da Bob Marley Foundation e co-autor da música War, sucesso na voz do rei do reggae.
Muitos juram que no final da década de 60, num amistoso da seleção rastafári contra o Santos , Alan Cole deu uma "caneta" em Pelé.
Porém a realidade em Recife foi outra. Sua passagem no Náutico foi meteórica e discreta. Jogou apenas três partidas no Brasileirão de 72. Seus "hábitos" extra-campo não foram tolerados pelos dirigentes e acabou sendo dispensado. A partir daí criaram-se lendas e folclores sobre o jogador.
Dizem que seu nome ficou envolvido com o atentado sofrido por Marley em 1976. Cole supostamente devia muita grana para traficantes e pressionado teria "passado a conta" para Bob.
Na verdade, o atentado possivelmente partiu de filiados do partido conservador jamaicano, inimigos políticos do cantor.
Marley foi ferido sem gravidade, mas depois do susto preferiu se mandar para a Inglaterra. Apesar de tudo, Alan Cole é considerado até hoje um dos maiores ídolos do futebol jamaicano.

3 comentários:

Flavio disse...

Fábio, gostaria de te fazer dois pedidos. O primeiro é: Seleção da Argetina nos moldes da copa e 1986. O segundo é se você poderia divulgar meu site na sua lista: www.meustimesdebotao.blospot.com .Sempre acompanho teu site e divulgo ele no meu. Aé, só pra lembrarm fui eu quem pedi aquele time do Paraná Clube,pedido atendido rapidamente por vc... se meus pedidos pooderen ser atendidos, desde já agradeço a atenção.... Abraço

FÁBIO RAPOSO disse...

Olá Flávio, já anotei o seu pedido (Argentina-86), tenho alguns pedidos eperando, mas tentarei atende-lo o mais breve possível!
Muito obrigado pela divulgação em seu blog. Acabei de fazer o link com o seu!!!
Abraço
Fábio Raposo

Anônimo disse...

eu queria que vou se fizesse do porto de pernambuco porque eu quero jogar o campeonato pernambucano ai eu queria ter ele alias o porto ta em 4lugar no pernambucano na frente do meu time sport que se deus quiser vai ser hexa.sempre vejo seu blog.abraços rostand