sábado, 30 de maio de 2009

Fluminense - RJ

Atendendo mais uma vez o pedido do Kevin, dessa vez destaco o meu time do coração, meu querido e sofrido tricolor das laranjeiras!! Com uma semana bem conturbada, o clube tenta se reabilitar no Brasileirão no ano em que completa 25 anos da conquista do título brasileiro e sessenta anos do recebimento da Taça Olímpica ou Taça de Honra, considerada o Prêmio Nobel do esporte.
A taça foi concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. O Flu é o único clube do mundo que tem tal honraria, tanto que estampou um selo no uniforme novo.
O critério para receber a taça é verificar se o clube mantem a prática de várias modalidades olímpicas, além de prestações de serviços sociais, tudo isso com critérios bem minuciosos estabelecidos pelo órgão olímpico.
Bem, eu como torcedor prefiro lembrar da única conquista nacional em 84, e da garra daquele timaço!!! Como esse blogueiro gosta de estatísticas aí vai: O Fluminense disputou 26 partidas, venceu 15, empatou 9 e perdeu apenas 2 partidas. Marcou 37 gols e sofreu 13.
Ah bons tempos...

3 comentários:

Gerson Nuevo disse...

Boa Fabião...
Este time do Fluminense-RJ éra incrível, e a foto com todos os jogadores me fez recordar os meus 14 anos de idade... Pois, eu tinha um álbum de figurinhas da época com os times do Campeonato Brasileiro de 84, não me recordo qual a editora que publicou, mas como sempre não conseguia completar toda a coleção. Porém, um dos poucos times que encheu a página, foi o Fluminense.
Outra lembrança desse time foi que após eliminar o Corinthians-SP na semi final em pleno Morumbi lotado, vencendo o primeiro jogo por 2x0. O Fluzão disputou a grande final daquele ano com o poderoso Vasco-RJ, vencendo o primeiro jogo por 1x0 e empatando o segundo por 0x0, levou o título e tbém me fez ganhar uma aposta de um amigo recém chegado do rio e vascaino fanático. Ganhei uma grana que gastei comprando dois times de futebol de botão da "CANINDÉ", que vinham em uma caixinha amarela com os dizeres "O único em acrílico"...
Tenho estes times gardados até hoje.
Um braço e boa sorte ao seu Fluzão!

FÁBIO RAPOSO disse...

Olá Gerson, realmente esse time fez história, eu ainda era criança mas lembro-me que ninguém batia o Fluzão. Romerito, Assis, Washignton, Tato, Jandir, Delei, Paulo Victor, Vica, Branco, Ricardo Gomes, Paulinho, depois tinha o Leomir, esse eu prefiro lembrar só no Flu. Em 88 ele veio parar no Joinville, o JEC (como é chamado aqui) estava garantido na final do catarinense, estava segurando um empate com o Avaí. O placar estava 0x0, e aos 48 do segundo tempo, simplesmente ele deu um chutão contra o próprio gol.
A torcida do Joinville nem percebeu que tinha sido gol contra, estava já comemorando a classificação. Ele até era ídolo do clube, muitos lembravam dele no Flu e tal, mas foi vergonhoso.
O Avaí foi campeão vencendo o extinto Blumenau na final.
Esse é o único jogador do Flu daquela geração que prefiro esquecer.
Que legal que vc tem botões canindé guardado, eu comprava direto esses botões, perdi tudo, pois aconteceu um incêndio na casa dos meus pais em 1990 (graças a Deus houve só perdas materiais) mas lá estava minha coleção de Canindés. Eu tinha uns times bem raros: Ferroviária de Araraquara, Botafogo de Ribeirão Preto, Operário de Ponta Grossa, Juventus de SP, Dom Bosco do Mato Grosso, Ceará enfim muitos times...
Hoje eu procuro muito aqueles times da Guliver do começo da década de 80, eram de acrílico e tinha os beques mais "reforçados", quatro meio-campistas (tamanho médio) e quatro atacantes pequenos. (Você lembra disso?) é muito difícl encontrar, mas vou a luta!!!
Muito obrigado pelo seu incentivo, e não esqueci do Goytacaz x Americano!!!

Gerson Nuevo disse...

E aí Fabião...Boa tarde!
Poxa! Bem lembrado...este Fluminense de 84 tinha Washington e Assis (conhecidos como casal 20) e o Romerito que éra artilheiro do meu Flu da "Canindé"!
Essa do Leomir eu não sabia! A galera da Liga vai adorar conhecer!Rs...Pois, são estas histórias fabulosas que fazem com que recordemos estes momentos de deleite da nossa infância.
Aliás, eu sempre que podia acompanhava na revista Placar a maioria dos campeonatos estaduais, e me recordo que o Joinville estava sempre entre os finalistas do catarinense na década de 80, depois deu uma decaída.
Mudando de assunto...e falando em botões, lamento a perda de seus times naquele incidente do incêndio! Também passei por algo parecido quando roubaram meu carro com alguns times no portamalas. O carro que não importava muito(tinha seguro) eu até achei no outro dia, mas os botões, nunca mais tive notícias...
Tenho em torno de 60 times da "Canindé" , alguns são raridades como: Itumbiara-GO, Campo Grande-MS, Alecrim-RN, Volta Redonda-RJ, Flamengo-PI, Francana-SP, Taubaté-SP, XV de Jaú-SP, Fast Club-AM, Operário-MT(igual ao seu) e os Extintos: Galícia-BA, Colorado-PR, Hercílio Luz-SC, entre outros, tudo original. O outro botão que fez sucesso na época, foi o "Bola Gol" que éra colorido e vinha com um vidrinho no meio, encaixado em cima do distintivo, lembra?
Ahhh...eu me lembro sim dos times da Gulliver da década de 80 que vc mencionou acima. Os botões éram de tamanhos diferentes e com os defensores bem mais robustos(tive uma Ponte que os botões éram pretos e os adesivos auto colantes possuíam fundo azul claro e o distintivo antigo da ponte no centro, não tinham números...não sei se vc lembra! Mas ele sumiu...). Este tipo de botão é muito difícil de encontrar e quem tem, vende caro pela internet... Aqui em São Paulo tem uma Galeria na Praça da República(Centro) com um grande acervo de brinquedos antigos onde o pessoal se reúne para vender e trocar diversos tipos de brinquedo. Há pouco tempo, adquiri um time da Ponte, aquele de acrílico(transparente) tradicional da Gulliver, todo original e plastificado, uma relíquia, já que vinha com a carinha dos jogadores estampadas e o nome de cada um(Carlos no gol, Oscar, Polozi, Marco Aurélio, Jair Picerni, Odirlei, Rui Rei, Dicá, Vanderlei Paiva e Tuta) por apenas R$30,00. Como frequento o local semanalmente, vou ver se alguém arruma um destes times da Gulliver pra vc... Também tem algumas lojas de brinquedo na Rua 25 de Março(vc já deve ter ouvido falar) que ainda vende alguns tipos de futebol de botão estilo os da década de 80. Porém, nem todos são de boa qualidade, mas tem um que é muito bacana e lembra muito o da Gulliver de Cristal, só que é um pouco maior. Este sim, eu farei questão de lhe presentear e vou enviar pra vc via correio.
Passa pra mim o endereço direitinho que vc quer que eu envie... pode ser pelo e-mail: jg.nuevo@bol.com.br
Um abração e fica com Deus!