sexta-feira, 3 de abril de 2009

Criciúma e Próspera -SC

Mais um clássico dos gramados direto para sua quadra de botão. Criciúma x Próspera a anos disputam o "Clássico do Carvão". O minério é a referência econômica total da cidade de Criciúma, desde meados do século passado. O time do Próspera é um exemplo clássico da importância da indústria carbonífera na região. Foi formado em 1946, por operários que trabalhavam numa mineradora que levava o nome do clube. O time foi formado apenas para disputar a Liga Atlética da Região Mineira e assim foi por várias décadas, até participar da primeira divisão catarinense em 1990. Justamente naquele ano, o então presidente Collor baixou a Portaria 801, desregulamentando a mineração de carvão.
Foram fechadas as minas da Carbonífera Próspera S/A, que mais tarde acabou sendo privatizada. Por 16 anos, o "Clube da Raça" como é chamado em Criciúma disputou a série A de Santa Catarina.
Já o Criciúma tem suas origens no Comerciário, time tradicional formado pela elite da cidade. Mudou para Criciúma em 1978, mas as cores (azul e branca) do escudo continuaram mantidas.
Na década de 80 foi feito um estudo para definir novas cores e escudo para o clube. 13 de maio de 1984, marca a nova fase do Criciúma que passou a utilizar o amarelo (representando a riqueza da região), o preto (o carvão) e o branco (cor predominante dos times que disputavam a Liga Carbonífera). De todos os times catarinenses, é o que mais conquistou campeonatos a nível nacional.

8 comentários:

fbezerra disse...

tah muito bacana seu blog, parabens!

Fábio Raposo disse...

Fbezerra, muito obrigado por seu elogio!

Douglas Dantas disse...

Fala Raposo,

Já vou chegar fazendo uma encomenda para a série de classicos rivais.

O Vasco de Romário X Baraúnas-RN de Cícero Ramalho (do ano de 2005)!

Douglas Dantas disse...

Ahh sim, a efervecencia da lembrança desse clássico, me fez esquecer de registrar.

O blog está incrível!
Com a qualidade incomparável dos produtos Fábio Raposo!

Já pensou em montar um selo de Qualidade:
FR 9000?
[]s

Unknown disse...

Olá Fábio, sou de Blumenau, estamos pertos, muito bom seu Blog, gostaria de ver o Campinas-SP e o Monte Azul-SP, se possivel é claro, um abraço e a hora que querer marcar um rachão de botão , estamos ai, valeu.

Fábio Raposo disse...

Muito obrigado pelos elogios, fico muito grato pela atenção de vcs.
Douglas Dantas, grande Dom, vou bolar inclusive uma nova série - Superzebras!
Valério Jensen, já está anotado o seu pedido, em breve postarei o seu pedido. E como Blumenau fica perto tá de pé o rachão.
Pode ser JEC x Metrô?

Unknown disse...

Apesar de ser marcilio, eu topo, podemos fazer um catarinão no mata mata tambem, um abraço.

Unknown disse...

Cara,que massa isso,muito bem feito.