terça-feira, 7 de abril de 2009

Comercial e Botafogo - SP

Direto para a efervescente Ribeirão Preto, que já foi chamada de "Califórnia Brasileira", e hoje é conhecida como a "Capital da Brasileira do Agronegócio". Por lá, acontece um dos maiores clássicos do interior paulista, o tradicional "Come-Fogo".
O Comercial, ou "Leão do Norte", é um clube de muita história, foi fundado em 1911. Era conhecido como o clube dos "Coronéis do Café". Na década de 20, fez uma excursão para o Nordeste e ganhou tudo por lá, daí surgiu o apelido. A fase de ouro do Comercial foi a década de 60. Em 1962, o clube foi vice-campeão da Taça São Paulo, perdendo apenas a final para o Santos de Pelé. Aliás o rei do futebol até hoje admite que o seu melhor marcador foi o zagueiro Piter do Comercial. Em 66, o clube foi campeão do primeiro turno paulista. No segundo turno fez uma partida espetacular na Vila Belmiro. Perdeu de 7x5, nem é preciso lembrar o que era o Santos naquela época. Nos anos 70, o Comercial jogou um campeonato brasileiro que tinha 92(!) clubes e ficou em 14º. Desde 1986, joga a Série A-2 do Paulistão. Seu estádio é o Palma Travassos que acolhe 10 mil torcedores. O clube revelou o goleiro Leão. O meia Diego (hoje no Werder Bremen), deu seus primeiros chutes nas categorias de base do Comercial antes de ir para o Santos.

Conhecido como o "Pantera da Mogiana", o Botafogo possui um ótimo estádio (Santa Cruz), construido no bairro que leva o mesmo nome. O estádio hoje possui capacidade para 31.527 pessoas, mas já chegou a comportar 62 mil expectadores no amistoso Brasil 2x2 Polônia, disputado em 1993. A própria inauguração do estádio em 1968 foi através de um jogo internacional (Botafogo 6 x 2 Seleção da Romênia).
O clube já disputou 44 paulistões e chegou a ser vice em 2001, quando jogou a final com o Corinthians. Esse ano o Botafogo escapou da segundona, mas o clube é um verdadeiro celeiro de craques, revelou Sócrates, Raí, Zé Mário, o goleiro Doni (hoje na Roma), o atacante Leandro (Ex-Flu e São Paulo) o lateral Cicinho, entre tantos...

Possui um título que é motivo de piadas, conquistou em 1956, a Taça Centenário de Ribeirão Preto, vencendo o Comercial por 4x2 na final. O arqui-rival terá que esperar até 2056 para realizar a revanche. Gozações a parte, o clássico sempre marcou por jogos disputados e estádios lotados.

Em 152 jogos realizados (4 ficaram sem registro), houve 51 empates.

O Botafogo venceu 57 partidas e o Comercial 40 vezes. A última partida aconteceu em agosto de 2008, na vitória do Comercial por 2x1, válido pela série A2 do Paulistão.

Um comentário:

Paulo Chiarelli disse...

Cara, PARABÉNS pelo trabalho. Entrei agora pela primeira vez e fiquei impressionado com tudo.
Só uma correção. O estádio do Botafogo, Santa Cruz, fica no bairro chamado Ribeirânia.
Abraços