sábado, 25 de abril de 2009

Fast Clube - AM

Enquanto alguns campeonatos regionais chegam a sua fase decisiva nessa semana, outros sequer chegam a final do primeiro turno. O campeonato amazonense é um caso típico dessa realidade, está ainda na 8ª rodada do 1º turno.
O Nacional Fast Clube, segue na vice-liderança, o "tricolor de aço" ou "rolo compressor" como é chamado por lá já ganhou 7 vezes o campeonato. Porém o clube está 38 anos na fila do estadual. Ano passado perdeu a final para o novato Holanda e esse ano não passou da 1ª fase da Copa do Brasil. Acabou sendo eliminado pelo ABC de Natal. Em 1970 conquistou o torneio do Norte/Nordeste batendo a Tuna Luso na final.
Se no futebol o clube anda devendo títulos, o mesmo não se pode dizer em relação ao conforto para seus sócios. É o clube com melhor estrutura de todo Estado do Amazonas. Oferece aos associados tudo que um clube de ponta tem de melhor. Na sede do Fast tem duas piscinas, restaurante, salão de festas e desde 2007 possuem um balneário, com três piscinas, loja de material esportivo, lanchonetes e áreas de lazer.

Infelizmente no futebol as façanhas do clube são bem mais modestas. Ficou em 54º no extenso Brasileirão de 1978 (74 clubes participaram). Suas proezas foram ganhar de 2x1 do Fluminense no Maracanã e de 4x3 do Cruzeiro no Mineirão.
Em 1980 empatou um jogo amistoso memorável com o Cosmos em Manaus (0x0). Naquele ano, Pelé já tinha pendurado as chuteiras, mas o time tinha grandes estrelas do quilate de Beckenbauer, Carlos Alberto Torres, Chinaglia, Marinho Chagas e Romerito.
Em 2006, aconteceu algo curioso: o clube resolveu sair de Manaus indo se estabelcer na pequena cidade de Itacoatiara. Foi vice estadual por três anos seguidos (2006/2007/2008). Resolveu voltar a ser sediado em Manaus esse ano. Espero que essa mudança traga mais sorte ao tricolor.

Nenhum comentário: