domingo, 28 de fevereiro de 2010

Francana - SP


A Francana é um dos times mais tradicionais do interior paulista, já está disputando as séries intermediárias há um bom tempo. Disputa atualmente a Série A3 (terceira divisão), onde está na 13ª posição.
Em 2008, trabalhando no Joinville Jazz Festival, pude conhecer um torcedor ilustre da "Feiticeira", é o mundialmente conhecido guitarrista Diego Figueiredo, um dos mestres da música instrumental. Mesmo sendo muito guri na época, ele conseguia lembrar dos comentários que os mais velhos faziam sobre os tempos de ouro, quando a Francana disputou a Primeira Divisão Paulista (1979-82). Naquele período a "Veterana" bateu São Paulo, Corinthians e Santos fora de casa.
O clube também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1996, caiu na semi-final do Campeonato Brasileiro da Série C, perdendo para o Sampaio Corrêa. Em 1989 ficou na quarta posição da Série A-2 do Paulistão, foi vice em 1996 e em 2002, quando foi derrotada pelo Marília. Historicamente, a Catanduvense é a maior rival da Francana. O clube já teve em seu elenco Assis, aquele que fez a dupla "casal 20" com Washigton no Flu dos anos 80 e já teve no gol Geninho, hoje respeitado técnico. Atualmente, o mais conhecido na "Veterana" é o goleiro Pitarelli (ex-Guarani e Ituano).

Um comentário:

Alex Henrique disse...

Olá...
foi com prazer que encontrei em seu blog os escudinhos da minha querida Veterana (ou Feiticeira), tão em baixa nos últimos tempos.
Só estou escrevendo para corrigir e acrescentar algumas informações no texto sobre o clube, para deixa-lo ainda melhor.
- Campeã da então Intermediária (2a. Divisão) em 1977, a Francana disputou a Especial (1a. Divisão) de São Paulo de 1978 a 1982, quando terminou em último e foi rebaixada. Com a 10a. colocação no Paulista de 1978, obteve o direito de disputar o Brasileiro de 79, em que obteve a 31a. posição.
- As melhores chances de volta à elite do futebol paulista vieram em 1989, quando ficou na semifinal após uma goleada de 5x1 sofrida para o Ituano (promovido com a Ponte Preta naquele ano), e em 2002, quando perdeu para o Marília por 3x0, deixando depois escapar nos pênaltis a segunda vaga na repescagem contra a Portuguesa Santista.
- A eliminação no Brasileiro da Série C foi na fase final de 1997. O time perdeu em São Luis para o Sampaio Correa, e terminou o campeonato em 3o. lugar. O Sampaio foi o campeão e o Juventus vice, promovidos á Série B de 1998.
Depois disso, a equipe só voltaria a disputar o Brasileiro em 2003, caindo ainda na primeira fase em uma chave com Uberlândia e Ituiutaba-MG.
- Além do guitarrista Diego Figueiredo, também são torcedores da Francana os cantores sertanejos Rionegro e Solimões, Gian e Giovani, e o técnico de basquete Hélio Rubens Garcia (que foi diretor da Francana em 1977, ano da conquista do título da Intermediária).