sábado, 6 de junho de 2009

Goytacaz e Americano - RJ

Voltando a Série Rivais, atendo mais um pedido do amigão Gerson Nuevo. Destaco um clássico fluminense: o Goyta-Cano, derby envolvendo o tradicional Goytacaz e o conhecidíssimo Americano, clubes da cidade de Campos dos Goytacazes, a maior cidade do interior do Rio de Janeiro. Até 1974, eles disputavam e dominavam o Campeonato Fluminense (antigo Estado do Rio de Janeiro) antes da fusão com o Estado da Guanabara.
Atualmente o Goytacaz joga a segunda divisão do Rio, que irá começar no dia 16 de Julho. A estréia será contra o Aperibeense. O "Goyta" espera um acesso desde 1992. Em 2006 participou de uma seletiva promovida pela FERJ e estava com a classificação garantida para a primeira divisão carioca. Porém a justiça considerou a tal seletiva ilegal e cassou o acesso da equipe alvianil.
Para esse ano o clube está fortalecido com o gerente de futebol , Célio Silva (ex-zagueiro do Vasco). Contratou bons e experientes jogadores como Márcio Alemão que jogou o Paulistão pelo Noroeste e Flávio Medina, que jogou pelo rival Americano na Copa do Brasil.
A maioria de seu elenco são jogadores que disputaram o Campeonato Carioca por times intermediários.
O Americano está como o meu querido Joinville, engessado sem calendário. Dispensou vários jogadores após a desclassificação na Copa do Brasil e hoje trabalha só com as categorias de base.
Em Campeonatos Brasileiros, o Goytacaz foi vice campeão da segunda divisão em 1985, o Americano para não ficar por baixo foi vice também da segundona em 86 e campeão do Módulo Azul em 1987.
A última vez que os dois clubes "se pegaram" foi numa fase eliminatória da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, em 2003.
A classificação do Americano é discutida até hoje em Campos. Cada clube venceu o jogo em seu estádio por 1 a 0. Os jogadores do Goytacaz reclamaram muito de impedimento no gol assinalado a favor do Americano no segundo jogo, que acabou não terminando e sendo marcado por inúmeros tumultos, com direito a cai-cai de jogadores do Goyta e a classificação do Americano sendo concedida através da justiça desportiva.
Isso é o que eu chamo de rivalidade ferrenha!

3 comentários:

Flavio disse...

Goytacaz... Me lembrou quando eu era criança e via as revistas placar da década de 70 que meu pai tinha. Naquela epoca a revista dava um bom espaço aos times pequenos, e lembro que um dos meus desejos era ter o time do Goytacaz na minha coleção. Parabéns pelo trabalho (trabalho/divertimento, né. Abraço.

FÁBIO RAPOSO disse...

Olá Flávio, obrigado pelo elogio.
O Goytacaz tbm já foi meu sonho de consumo na infância.
Tbm comprava muita revista Placar, principalmente para recortar os escudos na última página.
De times pequenos cariocas, eu lembro que tinha a Cabofriense, o Serrano de Petrópolis e o extinto Porto Alegre de Itaperuna.
Esses times eu consegui via revista Placar! Cada mês era uma agonia...
Grande abraço,
Fábio Rapouso

Gerson Nuevo disse...

E aí Fabião...desde a última 5ªfeira(04/06/09) sem poder acessar o blog, eu estava ansioso para ver as novidades, e mais uma vez meu pedido foi prontamente atendido!
Valeu irmão! Obrigado...
As curiosidades comentadas por vc aqui na série "Rivais" é mto bacana. Hoje mesmo vou imprimir este clássico fluminense que me fez lembrar um torneio que participei e por chegar atrasado, me restou apenas o Goytacaz, desprezado por todos num campeonato carioca com 12 participantes. O Goyta que perdeu a primeira por WO, surpreendeu a todos classificando-se em 2ºLugar no Grupo, passou pelo Rival Americano na Semi-final e fez a final com o poderoso Vasco do dono da casa e para a surpresa de todos venci por 3 x 2...
Guardo até hoje os resultados e as campanhas dos torneios que participo, tenho um caderno cheio de resultados e todos os times campeões ano a ano...
Amigão, um grande abraço e boa semana pra vc!
Obs: Deixei um recado sobre os times que enviei no seu e-mail.