quinta-feira, 11 de junho de 2009

Colo-Colo - Chile

Vou destacar o uniforme 2 de um dos clubes mais tradicionais da América do Sul, o tricampeão chileno Colo-Colo.
Não só o nome do clube, como o seu interessante escudo homenageiam o cacique Colo-Colo, herói indígena da tribo Mapuche que lutou contra os espanhóis durante o século XVI. O cacique era conhecido por sua grande inteligência.
Essa inteligência faz juz ao clube. Em 1948, os dirigentes do Colo-Colo resolveram criar o Campeonato Sul-Americano de Campeões, ou seja foram precurssores da Libertadores da América, que foi criada somente em 1960. Mais que isso, um jornalista francês que cobria tal campeonato, resolveu vender (copiar) a idéia de um torneio continental só com os campeões de seus respectivos países. Após várias discussões com dirigentes da UEFA, nasceu a Copa dos Clubes Campeões da Europa, a elegante e disputadíssima Champions League.
O Colo-Colo possui inúmeros títulos, 28 Campeonatos Chilenos, uma Libertadores em 1991 numa final contra os paraguaios do Olimpia, uma Copa Interamericana e uma Recopa Sul-Americana, conquistada de forma invicta.
O clube chileno passou por uma grave crise financeira em 2002, passou quase três anos na "secura", até que um grupo de gerenciamento assumiu as despesas em 2005 e conseguiu afastar definitivamente a "fase negra". Esse momento é conhecido como a "Volta por Cima" do clube, que é proprietário do aconchegante estádio Monumental em Santiago.
Para alegria da fanática torcida colocolina.

Nenhum comentário: