quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lokomotiv e Dínamo - Rússia

Seguindo com a série rivais, atendo o pedido do K9 que quer jogar o clássico de Moscou: Lokomotiv x Dynamo, o primeiro destaque internacional deste blog.
Em Moscou existem sete equipes: Lokomotiv, CSKA , Dínamo, Spartak , FK Moscou, Torpedo e FC Sportacademclub, atualmente na segunda divisão. Tradicionalmente o maior rival do Lokomotiv é o CSKA Moscou, de Vagner Love, ex-Palmeiras. Mas o Dínamo a tempo vem travando "grandes batalhas" com o clube nos campos moscovitas.


O Lokomotiv (time que K9 torce) foi fundado em 1923, quando chamava-se Clube da Revolução de Outubro. Em 1931 mudou para Kazanka. Finalmente, em 1936 passa a utilizar o atual nome. O clube é um dos mais tradicionais da Rússia e conquistou uma série de títulos, com destaque para o campeonato russo de 2002 e 2004. Foi finalista da Eurocopa em 1997/98 e em 1998/1999. O clube inaugurou, em 2002, seu novo estádio, que leva o mesmo nome do time e é considerado um dos mais modernos e bonitos da Europa.
Atualmente não vive uma boa fase no campeonato russo, está na 13ª colocação. O técnico Rashid Rakhimov foi demitido na última terça-feira (28/4), em seu lugar assumiu o ex-meia Vladimir Maminov, um dos maiores ídolos do clube.

O Dínamo é outro clube muito tradicional de Moscou. É o mais antigo, suas origens remetem a 1887. Foi o primeiro clube russo a chegar a uma final européia. Em 1972 decidiu uma Recopa , porém acabou perdendo a final para os escoceses do Glasgow Rangers por 3x2. o clube possui muitos títulos nacionais, mas na época da antiga URSS. O título mais recente do Dínamo é a Copa da Rússia, conquistada em 1995.
Yashin, o famoso "Aranha Negra" aqui na América e "Pantera Negra" na Europa, foi simplesmente o melhor goleiro de todos os tempos. Ele fez 326 jogos pelo Dínamo de Moscou na liga soviética.
Por falar na antiga União Soviética, vale lembrar que todos clubes tinham ligação com algum órgão governamental. O Lokomotiv era controlado pelo Ministério dos Transportes Ferroviarios, enquanto o Dínamo, foi controlado pelo Ministério da Administração Interna - que administrava a Milícia Soviética e a KGB.

Nenhum comentário: