sexta-feira, 1 de maio de 2009

America - RJ

O Ameriquinha está voltando!!! Clubes do Rio de Janeiro, com a ajuda de Romário estão se unindo para resgatar esse tradicional e centenário time. Romário cumpriu o que prometeu. Assumiu a condição de ser parceiro do seu clube de coração e conseguiu dois aliados importantes: Fluminense e Botafogo. O Fogão irá oferecer serviços de fisioterapia e de fisiologia, colocará a disposição locais para treinamento como o Caio Martins e o Engenhão, e ainda cederá jogadores gratuitamente ao America. O Flu cederá o CT de Xerém para treinos e também emprestará gratuitamente alguns jogadores, a fim de ajudar na formação do elenco que disputará a Segunda Divisão do Campeonato Estadual, na segunda quinzena de julho.

O baixinho fechou com a Penalty, que será a fornecedora do material esportivo e promete um grande patrocinador. A intenção do "Peixe" é de ser campeão da "Segundona" do Rio de Janeiro. Ele não descartou uma possível volta à Serie A do campeonato Brasileiro. Ontem ele foi apresentado no Salão Nobre do clube e se emocionou com a torcida americana que agitava duas bandeiras, uma com o rosto dele e outra com um retrato de seu falecido pai Seu Edevair.
Tomara que essa parceria se realize para que posamos ver esse patrimônio carioca de volta aos gramados da 1ª divisão. O America é tão tradicional que serviu de inspiração para criação de dezenas de genéricos pelo Brasil e exterior. Diferente dos outros times com o mesmo nome, o original do Rio, não tem acento. Acentuar o nome "America" é errado, segundo seu estatuto.

É verdade que o clube possui títulos cariocas antigos, o último foi conquistado em 1960. Mas lembro-me bem como o Brasil e o Rio de Janeiro uniram forças para torcer para o America de Luizinho Cambalhota e Renato no campeonato brasileiro de 1986. O clube ficou em terceiro lugar e levou quase 60 mil pessoas para o Maracanã na semi final, quando foi eliminado pelo São Paulo.
É sem dúvida o segundo time de muitos cariocas, mas o primeiro no coração do baixinho, que tornou-se torcedor graças a seu pai.
E ontem Romário soltou mais uma de suas pérolas maravilhosas: "O America não é coitadinho. Não é um clube para se ter pena. É para ser amado, respeitado como time grande que é".

Nenhum comentário: