

Voltando a série "Rivais", atendo o pedido do Gerson Nuevo que quer jogar o maior clássico do interior, o disputadíssimo derby campineiro com "Bugre" e "Macaca", que sempre fizeram jogos memoráveis. É verdade que ultimamente o Guarani anda numa fase negríssima, mas a Ponte (do amigo Gerson) também já viveu maus momentos no final dos anos 80 e 90, quando caiu para a série A2 do paulistão.
Até na segundona a Ponte viveu a síndrome de ser vice. Perdeu a final da A2 em 1989 para o Ituano e dez anos depois foi vice novamente perdendo a final para o América de São José do Rio Preto. Mas, sem dúvida, desde 2001 a "urucubaca" mudou de ares e foi conhecer o Brinco de Ouro da Princesa. A partir daquele ano foram nada menos que cinco rebaixamentos.
Na minha opinião os dois clubes conseguem superar crises e fases ruins exatamente por existir essa eterna rivalidade. Em campo foram 182 jogos. 63 vitórias do Guarani, 59 da Ponte e 60 empates. A Ponte é o time do interior que mais decidiu paulistões, jogou cinco finais, mas não levou nenhum.

Tem um jornalista chamado Diego Vivan que escreveu em 2007 um livro dedicado a crise no Guarani. Segundo ele a crise surgiu quando a Lei Pelé foi criada e posteriormente ignorada por completa pela diretoria bugrina. O livro chama-se: "Sobrevivendo à Lei Pelé: Um olhar sobre a trajetória do Guarani Futebol Clube".
2 comentários:
ótimo trabalho amigo,escudos de ótima qualidade. e também venho aqui confirmar a parceria! ;)
Abraços!
Caro Fábio,
Em primeiro lugar quero lhe agredecer de coração por ter atendido ao meu pedido... ficaram muito bacana os escudinhos da Ponte e do Guarani, aliás, gosto da maneira com que vc monta os escudinhos, ressaltando o distintivo do time, mostrando o que há de mais importante no uniforme de uma equipe de futebol.
E mais.... estas fotos fantásticas que vc coloca na série "Rivais" é simplesmente de tirar o chapéu! Isto faz com que voltemos no tempo para relembrar grandes momentos do nosso imortal futebol... uma verdadeira nostalgia! Parabéns pela criação desta série histórica e também pelo empenho e dedicação no blog.
Agradeço à Deus também por existir pessoas como vc, o Marcão, e outros Mestres desta 8ª maravilha... que é o futebol de botão!
Um forte abraço e até a próxima postagem.
Postar um comentário