quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Série Rivais - Boca Juniors X River Plate

Invertendo a ordem dos uniformes a pedido do Márcio, destaco um dos maiores clássicos mundiais: Boca Juniors x River Plate (El Superclássico).
Ambos surgiram no mesmo bairro, La Boca del Riachuelo, no sudeste de Buenos Aires e foram fundados por italianos. As semelhanças param por aí, o Boca de origem simples e o River mais elitizado fazem uma verdadeira batalha quando se enfrentam nos gramados argentinos.
Em 321 confrontos, o Boca venceu 118 partidas, enquanto o River levou 102. Houve 101 empates. O maior artilheiro do Boca no Superclássico é o brasileiro Paulo Valentim com 10 gols, enquanto que Angel Labruna já balançou 16 vezes a rede a favor do River.

Existe um livro interessante que aborda essa grandiosa rivalidade chamado de Duelo de Guapos, do escritor argentino Diego Fucks. Ele cita que certa vez Boca x River se enfrentaram no bucólico Torneio de Verão, a partida era vista como um amistoso, mas bastou acontecer a primeira entrada do zagueiro Domínguez do River no atacante Palácios do Boca para que os animos ficassem acirrados. No final teve até juramento de morte. Por falar em amistoso, dia 6 de setembro haverá um Superclássico em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, Fábio!!! Ficou mto legal! Sou fã do futebol argentino e da camiseta preta do River.
Posso fazer um pedido? Fazer o clássico da Bavária, entre Bayern de Munique e Munique 1860?

Grande abraço, parabéns pelo trabalho e um ótimo final de semana!

Cristian Ribas