domingo, 22 de novembro de 2009

Panathinaykos - Grécia


Enquanto o brasileirão ferve, vou destacar um time bem distante, o Panathinaykos, um dos clubes mais populares de Atenas. Possui 20 títulos nacionais e foram vice campeões da Liga dos Campeões da Europa em 1971. Naquele ano perderam a final para o Ajax, da Holanda por 2x0, nunca nenhum time grego chegou tão longe em uma Champions.
Na final, os gregos jogaram no estádio de Wembley para 90 mil espectadores, eram comandados pelo húngaro Ferenc Púskas, mas não resistiram a força do Ajax que fez seu primeiro gol logo aos cinco minutos do primeiro tempo com Van Djik. No finalzinho, aos 42 minutos do segundo tempo, o zagueiro grego Kapsis, desviou uma bola chutada por Haan e fez contra.
O Ajax recusou-se a jogar a final da Copa Intercontinental (campeão da Europa x campeão da América do Sul). O Panathinaykos substituiu a equipe de Amsterdam e acabou perdendo o título para o Nacional do Uruguai, empatando em casa (1x1) e perdendo (2x1) no estádio Nacional, em Montevidéu.
O clube grego chegou a ser semifinalista da Liga dos Campeões da Europa nas temporadas 1984/85, quando foi eliminado pelo Liverpool (Inglaterra) e 1995/96, quando foi eliminado coincidentemente pelo Ajax da Holanda.

Nenhum comentário: