sábado, 31 de outubro de 2009

Juventus - SP

Pra fechar o mês de outubro, resolvi postar três clubes tradicionais do Brasil, que fazem falta na divisão principal de seus respectivos Estados. Infelizmente por crises financeiras e técnicas, essas equipes foram mal nos gramados e hoje querem esquecer o ano de 2009.
O Juventus, que é um clube com muitos sócios e que possui uma ótima divisão de base, amarga uma queda para a Série A2 do Paulistão, ou seja caiu para a terceirona.
O Goiânia, jogou a Segunda Divisão de Goiás e mesmo com a contratação do artilheiro Túlio, ficou na modesta sétima posição no campeonato.
Já o CSA de Alagoas, foi rebaixado junto com o Capelense para a Segunda Divisão de Alagoas, acredito que é um feito inédito no clube, que também não fez uma boa campanha na Série D nacional. Poderia incluir mais alguns times (já postados no blog) como: Londrina-PR, Brasil de Pelotas-RS, Inter de Limeira-SP ou mesmo o Santa Cruz de Recife, que vem decepcionando sua fanática torcida, mas o futebol é feito de altos e baixos, e quem sabe em breve veremos esses clubes novamente na ativa jogando para o grande público. Em tempos de times empresas, muitos apenas caça-níqueis com data de validade vencida, a única coisa que temo é se um desses clubes tradicionais resolver fechar as portas. Seria lamentável...

Goiânia - GO


CSA - AL



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sevilla - Espanha

Agora vou de Sevilla, que busca seu segundo título nacional, o único até agora foi conquistando no distante Campeonato Espanhol da temporada 1945-1946.
Como vem acontecendo nos últimos anos, os "Palanganas" montaram um elenco bem forte que vem colhendo bons resultados em todos os torneios que disputa. No Campeonato Espanhol, o Sevilla soma 16 pontos, três a menos que Real e Barça, ficando na terceira posição. Na Liga dos Campeões, lidera com folga, em 100% de aproveitamento, com nove pontos e vitórias em todos os três jogos disputados.
Na estreia pela Copa do Rei da Espanha, realizada na última terça-feira (27/10), o clube atuou fora de casa , na cidade de Múrcia, venceu o Atlético Ciudad, da terceira divisão espanhola, por 4 a 2, com dois gols do artilheiro Luís Fabiano. O time da Andaluzia foi bicampeão da Copa da Uefa (2005-2006) e (2006-2007), levou uma Supercopa Européia (2006) e conquistou uma Copa do Rei após quase 60 anos de jejum (2006-2007). Porém, a consagração só virá com a conquista do Campeonato Espanhol ou Copa dos Campeões. Muitos acreditam que o Sevilla irá faturar um desses títulos nessa temporada.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lazio - Itália


Voltando aos escudos europeus, o destaque hoje vai para a Lazio, atual campeã da Coppa da Italia. O título foi conquistado em agosto, quando o clube romano bateu a Inter por 2x1, no estádio Ninho de Pássaro em Pequim, na China.
Atualmente a Lazio não vem bem no Campeonato Italiano, está no modesto 15º lugar, com apenas dez pontos conquistados.
Cerca de 200 torcedores protestaram contra os jogadores, chamando-os de mercenários no treino realizado na última terça-feira (dia 27). A situação ficou tão complicada que a diretoria solicitou intervenção policial e o capitão da equipe, Tommaso Rocchi, com um megafone nas mãos, teve que pedir calma aos mais eufóricos, prometendo dias melhores. O treinador Davide Ballardini garante que continuará no cargo.

Apesar da má campanha no Campeonato Italiano, a Lazio está na segunda colocação do Grupo G da Liga Europa. Quinta-feira passada, derrotou nos acréscimos o Villarreal da Espanha, por 2 a 1, no Estádio Olímpico de Roma.
O clube tem em seu elenco dois brasileiros: o zagueiro Cribari (ex-Londrina) e o meia Matuzalém (ex-Vitória-BA), a diretoria prometeu reforços para a próxima "janela" e já anda sondando Réver, do Grêmio, e Miranda, do São Paulo. O meio-campista Fábio Simplício (ex-São Paulo) está encerrando seu contrato com o Palermo, e é outro brasileiro que desperta atenção dos dirigentes


domingo, 25 de outubro de 2009

Seleção de Gana

Posso estar redondamente enganado, mas creio que a seleção de Gana, será a melhor representante africana na Copa do Mundo do ano que vem. A seleção é dirigida pelo sérvio Milovan Rajevca, e traz nomes de destaque do cenário mundial como o volante Sulley Muntari, que joga na Inter de Milão, os meias Michael Essien, que joga a quatro anos no Chelsea da Inglaterra e Kwadwo Asamoah , que atua pelos italianos da Udinese, sem esquecer que contam ainda com a garotada da sub-20 que conquistou o último mundial em cima da gente.

Na Copa da Alemanha em 2006, participaram de seu primeiro mundial e foram muito bem, chegaram até as oitavas-de-final, mas perderam de 3x0 para o Brasil numa partida conturbada.
Esse ano, Gana, foi a primeira das seleções africanas a classificar-se para a Copa da África do Sul.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Seleção da Suíça


Mais uma seleção com seu carimbaço garantido para a África do Sul 2010. A Suíça, joga um futebol limpo, retranqueiro, mas com ótima aplicação tática, na última Copa tinha um elenco jovem que hoje já está mais tarimbado. Quem não lembra da campanha dos suíços na Alemanha? chegaram ao inédito feito de não tomar nenhum gol e foram eliminados nas Oitavas-de-Final, pela Ucrânia na decisão por pênaltis. Por outro lado, também conseguiram o feito de não conseguir marcar nenhum gol em uma disputa de pênaltis.
Esse ano, a Suíça ficou em primeiro no Grupo 2 das Eliminatórias Européias, obrigou os gregos a disputarem uma vaga na repescagem contra a Ucrânia.
Esta será a nona participação da Suíça em uma Copa. É um time imprevisível, que poderá ser uma grata surpresa...


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Seleção do México

Mais uma vez os mexicanos chegaram lá... eles irão competir pela 14ª vez uma Copa do Mundo. O curioso é que o México, nas suas últimas participações, sempre "incomodou", mas jamais conseguiu chegar a uma posição de destaque.
As duas melhores colocações da seleção mexicana, foram nas Copas de 1970 e 1986, as duas realizadas em seu território. Na disputa pela vaga nas eliminatórias da Concacaf, a federação mexicana chegou a contratar o treinador sueco Sven Goran Eriksson, que foi substituído em junho por Javier Aguirre, afastado a sete anos da seleção. Sob o comando de Aguirre, a seleção mexicana chegou às oitavas-de-final da Copa de 2002, quando perdeu para os EUA por 2 a 0.

Aguirre injetou ânimo no atual grupo mexicano, convocou veteranos como Cuauhtémoc Blanco , Palencia, mesclado com revelações como o atacante Vela e "a promessa" Giovani Santos, que não participou dos últimos jogos das eliminatórias porque estava contundido no tendão do tornozelo esquerdo. Se não "amarelar", Giovani (filho do ex-jogador brasileiro Zizinho), poderá ser o grande destaque do México no mundial.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Seleção da Dinamarca


Mais uma forte seleção européia que não tem tradição em títulos, mas é muito competitiva. A Dinamarca liderou o Grupo 1 das Eliminatórias Européias, ficando na frente de seleções tradicionais como Portugal e Suécia. A Dinamarca desde a metade da década de 80, possui uma forte equipe, conhecida pela disciplina tática e muito aplicada na marcação. Quem não lembra da "Dinamáquina"de Laudrup e Preben na Copa de 1986, no México? Ou a belíssima conquista da Eurocopa de 1992, batendo a Alemanha na final. A Dinamarca só entrou no torneio porque a Iugoslávia (que deveria estar classificada) recebeu sanções internacionais resultantes da guerra.
Assim, mesmo acabou levando o caneco. Dois anos mais tarde, levou a Copa da Confederações batendo a Argentina na final. Para o deleite de sua fanática e alegre torcida, os dinamarqueses vão para sua terceira Copa do Mundo, a expectativa é de uma boa campanha, como em 1986 e 1998.

domingo, 18 de outubro de 2009

Seleção do Chile


A seleção Chilena de futebol irá para a sua oitava Copa do Mundo, a última participação foi em 1998, quando foi eliminada pelo Brasil (4x1) nas oitavas-de-final.
Empolgados os chilenos já elegeram o treinador argentino Marcelo "El Loco" Bielsa, como o melhor da história do futebol naquele país, segundo pesquisa publicada pela Universidade Central.
Depois de garantir vaga na Copa do Mundo de 2010, a seleção chilena já tem dois amistosos confirmados para o mês de novembro. A Roja receberá o Paraguai no dia 4, em Talcahuano, e viajará para enfrentar a Alemanha no dia 14, em Colônia. A federação chilena (ANFP) ainda trabalha para marcar um segundo amistoso na Europa, na data Fifa de 18 de novembro.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Seleção de Honduras

E Honduras se deu bem!
Mais uma seleção que conquista o direito de ir a Copa do Mundo de forma dramática. Conseguiu a vaga graças aos EUA, que empatou em Washington com a Costa Rica no último lance do jogo, já nos acréscimos. A Costa Rica vencia os norte-americanos por 2x1, estava praticamente com o passaporte carimbado, mas começou a abusar da cera, o árbitro resolveu dar cinco minutos de acréscimo. Nos últimos segundos, em cobrança de escanteio, o zagueiro Bornstein foi mais rápido que os zagueiros caribenhos e marcou de cabeça, decretando o empate no "apagar dos holofotes".

Honduras e Costa Rica acabaram empatadas com 16 pontos, mas Honduras levou vantagem no saldo de gols (6 a 0). Já os costarriquenhos, do técnico brasileiro Renê Simões, tentarão a vaga na Copa em repescagem contra o Uruguai, com jogos de ida e volta (dias 14 e 18 de novembro).
Essa será a segunda Copa do Mundo disputada pelos hondurenhos. Em 1982, não decepcionaram, empataram com os Espanhóis (donos da casa) e com a Irlanda do Norte, ambos por 1 a 1. Na última partida, perdeu para a Iugoslávia por 1 a 0 e acabaram sendo eliminados na primeira fase.

domingo, 11 de outubro de 2009

Coritiba - PR



Amanhã o Coritiba fará cem anos de vida, parabéns a torcida coxa-branca! As ações e festejos já aconteceram e uma das atividades mais interessantes é a entrega de um diploma e um kit de torcedor oferecido para os recém-nascidos que nascerem do dia 1º a 31 de outubro. É a campanha Coxa de Berço, basta apenas os pais da criança ligarem para o Couto Pereira, que o "Vô Coxa", mascote do clube, irá entregar os kits na maternidade.
O clube acredita que assim haverá simpatia para formação de uma nova geração de alviverdes. Segundo cálculos do clube, o projeto deverá atender até 1.300 recém-nascidos. Ah, lógico, essa campanha só irá atender crianças nascidas em Curitiba.

Seleção da Itália


A itália conquistou seu carimbaço com um gol de Gilardino, aos 45 minutos do segundo tempo, no empate em 2 a 2 com a Irlanda, em Dublin, a classificação da Azzurra para a Copa do Mundo foi com uma rodada de antecedência. Foi um jogaço de tirar o fôlego, os irlandenses começaram ganhando e chegaram à vantagem pela segunda vez no finalzinho do jogo, mas a Itália, como sempre, não se fez de morta e empatou no último minuto. O resultado classificou a Irlanda para a repescagem. St. Ledger. e Whelan, marcaram para a Irlanda, Camoranesi e o herói Gilardino, pela Itália.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bayern de Munique - Alemanha

Mais um da lista mais pedidos: o sempre temido e multimilionário Bayern de Munique, a equipe com mais conquistas no Campeonato Alemão. A fase áurea do clube aconteceu com a chegada do treinador Ottmar Hitzfeld. Ele começou a dirigir a equipe da Bavária em 1998 e conquistou os mais importantes títulos em disputa. Quatro bundesliga, duas Copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões da Europa e um Mundial Interclubes, ambos em 2001. Acostumado com títulos, o Bayern não vive um bom momento, no Campeonato Alemão figura na oitava posição e empatou em Munique com o modesto Colônia, já na Liga dos Campeões venceu fora de casa o Maccabi Haifa de Israel (3x0) e empatou, em casa, com a Juventus de Turim (1x1). O treinador holandês, Louis Van Gaal, já pede paciência para a torcida, prometendo que se derem tempo para ele trabalhar com tranquilidade irá levar o clube a resultados fantásticos. É esperar, pra ver...

Não haverá rodada pela Bundesliga nesse final de semana devido ao duelo entre Alemanha e Rússia que se enfrentam amanhã em Moscou, pelo Grupo 4 das Eliminatórias da Copa do Mundo
O Bayern só voltará a jogar pelo Alemão sábado, dia 17 contra o Freiburg, atual campeão da Segundona.

Flamengo - RJ

Mesmo sendo tricolor de coração, atualmente ando muito decepcionado com meu time que a cada jogo parece mais apático, entregue e desempolgado. É triste ver um clube sem comando, com uma diretoria frouxa e um patrocinador megalomaníaco, que contrata jogadores caros, sem identificação com a torcida, que simplesmente não jogam nada quando entram em campo. Mesmo tendo um mínimo de esperança, acho até que o Flu mereceria cair de uma vez para a Série B, só para se inspirar no trabalho consciente e humilde que o Vasco vem fazendo.

Agora é inegável que o Flamengo possui uma torcida grandiosa, fanática, apaixonada...
Incrível, bastou envergar um novo patrocinador na endumentária rubro negra nos dois últimos jogos do time pelo Brasileirão, para chover e-mails pedindo os novos botões estilizados.
Então segue aí os escudos, para a alegria da urubuzada!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Borussia Dortmund - Alemanha

O Borussia já teve seu auge na Bundesliga nos anos 90. Seu último título foi em 2002, logo após a conquista, o Borussia entrou numa grave crise financeira, decorrente da compra de muitos jogadores caros. Hoje o clube busca muito mais uma vaga na Liga Europa, do que na Liga dos Campeões. Possui uma das mais fanáticas torcidas do mundo, sua média de público, gira em torno de 80 mil pessoas por partida.

O ano de ouro dos alemães, foi sem dúvida 1997, quando conquistaram a Champions League ganhando da Juventus de Turim por 3x1 e o Mundial Interclubes, batendo o Cruzeiro na final por 2x0, no estádio Olímpico, em Tóquio.
No Campeonato Alemão, o Borussia está na 12ª posição. Na última rodada perdeu em Dortmund para seu arqui-rival Schalke 04, diante de 82.000 espectadores. No dia 19 de dezembro, o clube completará 100 anos de existência.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Manchester City - Inglaterra

Mais uma cartela com um grande clube inglês, dessa vez o destaque é o Manchester City, que empatou hoje com o Aston Villa em Birminghan e ficou na quarta posição da Premier League.
O curioso é que o Villa abriu o placar, com um jogador que deixou o City no mês passado, Richard Dunne que cabeceou no canto esquerdo do goleiro Shay Given, fazendo 1 a 0 para os donos da casa. O City empatou aos 22 do segundo tempo, em jogada do togolês Adebayor que cruzou para trás, o atacante Bellamy chegou e completou de primeira, para o fundo da rede.
Robinho, que continua machucado, não jogou. Fora o brasileiro, todos os atacantes do City estiveram em campo nesta segunda-feira já que além de Bellamy e Adebayor, jogaram o argentino Carlos Tevez e o paraguaio Roque Santa Cruz.
Os "Citizens" só perderam uma no Campeonato inglês, justamente para o arquirrival Manchester United.

domingo, 4 de outubro de 2009

Cerro Porteño - Paraguai

O destaque agora vai para o Cerro Porteño, clube mais popular do Paraguai e que também possui a maior torcida. "El Ciclón" será adversário do Botafogo nas quartas de final da Sul-Americana.
A partida de ida será dia 21 de outubro em Assunção. O clube não possui nenhum título internacional de expressão, o maior feito foi ter conseguido ser semi-finalista por cinco vezes da Libertadores (1973, 1978, 1993, 1998 e 1999). Atualmente o time está amargando a sétima posição no Torneio Clausura do Paraguai e irá enfrentar o líder Nacional na próxima quarta-feira.
O Cerro Porteño é o atual campeão do clausura e possui 28 títulos nacionais, seu maior rival é o Olimpia, que possui três título de Libertadores (1979, 1990 e 2002), duas Recopas Sul-Americanas (1991 e 2003), além de um Mundial de Clubes (1979). Por esse motivo, a partida contra o Fogão é levada muito a sério pela torcida e pelos dirigentes do Cerro.

ABC - RN

Voltando ao Brasil, destaco a garra do ABC de Natal que vem tentando escapar do rebaixamento para a Série C. O clube perdeu em Ipatinga por 2x1, em um jogo que dominou o tempo inteiro.

Desde quando começou o segundo turno, o alvinegro ganhou todas em seu domínio, o estádio Frasqueirão. Próximo adversário do "Elefante" será o Ceará. Será um clássico nordestino eletrizante, de um lado um clube lutando contra a queda e do outro uma equipe buscando se garantir no G4. Se o ABC conseguir fazer o dever de casa, com certeza escapa!!

sábado, 3 de outubro de 2009

Arsenal - Inglaterra

Mais um clube poderoso aqui no Escuderias, dessa vez o destaque vai para os ingleses do Arsenal. Os "Gunners" são só alegria, o clube anunciou que registrou um lucro recorde de 35,2 milhões de libras (aproximadamente R$ 100 milhões) no último ano fiscal. O valor foi alcançado graças ao aumento, em volume, no número de negócios, e por conta da decisão do técnico Arsène Wenger de não realizar contratações milionárias. Na Liga dos Campeões lidera o Grupo H que tem ainda o Olympiacos (Grécia), Standard de Liege (Bélgica) e AZ Alkmaar (Holanda).
No campeonato Inglês o Arsenal já não está com a bola toda, o clube está na sétima posição com 12 pontos. Amanhã enfrentará o Blackburn Rovers no estádio Emirates em Londres. Na última vez que os dois clubes se enfrentaram, os Gunners golearam por 4x0.