sábado, 29 de agosto de 2009

Macaé - RJ

O destaque hoje vai para o Macaé, clube carioca que arrancou um empate importante contra o tradicional Tupi de Juiz de Fora (MG), no intrigante Campeonato Brasileiro da Série D.

A fórmula que a CBF montou é no mínimo curiosa. Dez clubes estão disputando oito vagas para as quartas-de-final, apenas dois ficarão de fora. O regulamento da competição determina que os três times de melhor campanha eliminados nesta fase estarão classificados. Como o Macaé tem a segunda melhor campanha, está classificado independente do resultado obtido hoje. O clube poderia classificar-se mesmo perdendo os dois confrontos contra o Tupi.

Aqui em Santa Catarina, a Chapecoense também já tem vaga garantida mesmo perdendo para o Londrina. O regulamento inusitado pode ainda classificar duas equipes que “combinem resultados”. É o caso de São Raimundo e Cristal, que defendem as quarta e quinta melhores campanhas, e vão se enfrentar. Caso combinem resultados iguais, como uma vitória para cada um pelo mesmo placar, a vaga será definida nos pênaltis, o perdedor chegará aos 17 pontos e também estará classificado pelo índice técnico.
Confira a tabela da Série D:
Hoje:
Tupi-MG 1x1 Macaé-RJ
Uberaba 2x0 Araguaia-MT
Amanhã (domingo):
15 horas
Chapecoense-SC x Londrina-PR
16 horas
Sergipe-SE x Alecrim-RN
17 horas
São Raimundo-PA x Cristal-AP

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Milan - Itália

Atendendo o pedido do Diones Lisboa, o destaque agora vai para o Milan. Aliás, amanhã tem clássico de Milão com a Inter no San Siro, válido pela segunda rodada do Campeonato Italiano. Ano passado o Milan venceu com gol de Ronaldinho Gaúcho. A partida irá marcar pelo reencontro de Ronaldinho e Eto'o, ex-companheiros de Barcelona, onde conquistaram vários títulos como a Liga dos Campeões da temporada 2005/2006.
Pela Liga dos Campeões, no sorteio realizado ontem, a equipe rossonera caiu no Grupo C, talvez um dos mais equilibrados do campeonato formado por: Olympique Marselha (FRA),
Real Madrid (ESP) e Zurich (SUI). Sem dúvida será um desafio e tanto para Kaká jogar contra seu ex-clube.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Série Rivais - Boca Juniors X River Plate

Invertendo a ordem dos uniformes a pedido do Márcio, destaco um dos maiores clássicos mundiais: Boca Juniors x River Plate (El Superclássico).
Ambos surgiram no mesmo bairro, La Boca del Riachuelo, no sudeste de Buenos Aires e foram fundados por italianos. As semelhanças param por aí, o Boca de origem simples e o River mais elitizado fazem uma verdadeira batalha quando se enfrentam nos gramados argentinos.
Em 321 confrontos, o Boca venceu 118 partidas, enquanto o River levou 102. Houve 101 empates. O maior artilheiro do Boca no Superclássico é o brasileiro Paulo Valentim com 10 gols, enquanto que Angel Labruna já balançou 16 vezes a rede a favor do River.

Existe um livro interessante que aborda essa grandiosa rivalidade chamado de Duelo de Guapos, do escritor argentino Diego Fucks. Ele cita que certa vez Boca x River se enfrentaram no bucólico Torneio de Verão, a partida era vista como um amistoso, mas bastou acontecer a primeira entrada do zagueiro Domínguez do River no atacante Palácios do Boca para que os animos ficassem acirrados. No final teve até juramento de morte. Por falar em amistoso, dia 6 de setembro haverá um Superclássico em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

River Plate - Argentina

Mais um gigante portenho aqui no Escuderias. Dessa vez eu atendo o pedido do Willian Silveira que quer jogar com o River Plate e seu uniforme preto.
O River Plate perdeu para o Lanús no jogo de ida da fase preliminar da Copa Sul-Americana (2x1) e ontem foi derrotado pelo Banfield, na primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Argentino. Mesmo celebrando a volta de Ariel Ortega, "Los Millonarios" estão a dois anos sem conquistar nada. O último título do River foi o Clausura de 2008.
Ariel Ortega ou "El Burrito" está com 35 anos mas com muito fôlego para reerguer e escrever seu nome novamente no clube que o revelou em 1991, na época com 17 anos.
O clube contratou ainda "El Ogro" Cristian Fabiani e o veterano Marcelo Gallardo.
Gallardo jogava no DC United de Washington (EUA) e também retorna ao clube que o revelou em 92. Com fama de "pé quente", conquistou no River três Torneios Apertura argentino (93, 94 e 96), dois Torneios Clausura (1997 e 2004) e uma Libertadores em 1996.

domingo, 23 de agosto de 2009

Boca Juniors - Argentina


Tudo pronto para o Torneo Clausura 2010, será a 80ª edição da principal divisão do Campeonato Argentino. O Boca é mais um time que constantemente recebo pedidos, então aí vai um exemplar dos "Xeinezes" para os fãs. O clube estreiará logo mais (16 horas) contra o Argentino Juniors na La Bombonera. Em março os dois se enfrentaram e deu Boca 3x0.
A fórmula de disputa deles é bem "enrolada". A definição dos campeões é simples. Existe um campeão no Apertura e um no Clausura. É como se tivéssemos no Brasil um campeão em cada semestre de Brasileirão.
Agora tente entender o sistema de rebaixamento: soma-se os pontos de todas as últimas 3 temporadas e divide-se pelo total de jogos, os clubes que disputaram todas as últimas 3 temporadas tem seus pontos divididos por 114, os clubes que disputaram as 2 últimas temporadas tem seus pontos divididos por 76 e os recém-promovidos tem seus pontos divididos por 38.
Muitos clubes recém-promovidos queixam-se da fórmula, eles precisam conquistar cerca de 48 pontos em 38 jogos para poder escapar do descenso, o que significaria uma 10ª posição. Os 2 piores da classifiação (19º e 20º) são rebaixados, os outros 2 piores (17º e 18º) disputam uma repescagem com o 3º e 4º da Primeira Nacional B. Um indice de aproveitamento parecido é usado para a classificação de vagas para Libertadores da América.
Complicadíssima a fórmula dos hermanos não?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Barcelona - Espanha

Mais um dos times mais pedidos nesse blog. Atual campeão da última edição da Liga dos Campeões, o Barcelona tem seis jogadores indicados para os prêmios da Uefa aos destaques das competições europeias na última temporada. Concorrerão o goleiro Victor Valdés, o zagueiro Piqué, os meio-campistas Xavi e Iniesta e os atacantes Messi e Eto'o , agora na Inter de Milão.
A premiação será feita durante o sorteio dos grupos da Copa dos Campeões edição 2009/10, dia 27 de agosto, no Fórum Grimaldi de Mônaco.
O clube está se preparando para o badaladíssimo Campeonato Espanhol. Porém, para o Barça fechar com chave de ouro o ano de 2009 falta conquistar o título inédito de campeão Mundial Interclubes. Nas duas vezes em que o clube catalão decidiu fracassou frente ao São Paulo (1992) e Inter (2006).

Nos negócios, o Barcelona é admirável. É o segundo clube do Mundo com o maior número de sócios. De olho nisso e buscando maior penetração na Europa, a poderosa Microsoft está em negociação para patrocinar o clube. Comenta-se que a empresa pagaria o equivalente a dois milhões de euros por mês para ter sua marca estampada na camisa do clube. Vale lembrar que o Barcelona antes de estampar a logo da Unicef nunca havia anunciado patrocínio em suas camisas. Parece que o clube espanhol possui um contrato ativo com a Unicef e a solução é fazer um "rodízio" de marcas juntamente com a Etisalat, empresa de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos, que fechou em fevereiro o patrocínio no valor de 12 milhões de euros por um ano de contrato.
2009 ainda promete...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Club Africain - Tunísia

Atendendo o pedido do Fábio Maringão, destaco um dos times mais populares da Tunísia: o Club Africain. Além do futebol, o clube mantem equipes de handebol, vôlei, basquete, natação, rugby, atletismo, boxe e judô. Possui uma rivalidade ferrenha com o Sportive Esperance, também da capital Tunis. O Esperance é o clube com mais títulos nacionais, possui 22, enquanto o Club Africain tem 12 conquistas.
O clube possui uma estrutura muito boa, é uma das melhores do exuberante norte da África.

Achei um vídeo muito interessante comentado no blog do Eduardo Cacella e postado em 15 de fevereiro desse ano. É uma partida da fase preliminar da Copa da Africa de Clubes Campeões de 2008, onde o Club Africain jogou contra o pequeno ASC Saloum do Senegal.
O vídeo é longo, não dá para entender o que é falado, mas as imagens valem a pena.
Em suma apresenta uma verdadeira aventura do Club Africain que "tenta" jogar futebol no precário estádio do Saloum.
A diferença de realidades das duas federações é gritante. Enquanto os jogdores e torcedores tunisianos hospedam-se em hotéis, os senegaleses mal possuem um lugar para dormir.

sábado, 15 de agosto de 2009

Flamengo - RJ

Depois de muitos pedidos, finalmente atendo os rubro-negros que querem jogar com a nova fornecedora de material esportivo do Fla. A Olympikus vendeu só na primeira semana mais de 200 mil camisas, 10% a mais que suas expectativas. A marca que pertence a empresa do Grupo Azaléia/Vulcabrás pretende não só ter lucro nas vendas como retorno de royalties. Em dois anos projeta fechar com mais dois grandes clubes do futebol brasileiro, deverá inclusive lançar em breve chuteiras da marca.
O "Imperador" Adriano no dia do desfile dos novos uniformes, usava tênis da Nike enquanto todos os outros jogadores que participaram da cerimônia calçavam um par de Olympikus Tube.
Adriano tem contrato com a marca norte-americana até 2011 e não pode fazer nenhuma ação de marketing específica com a Olympikus. A única ligação dele é com a camisa de jogo. O curioso nessa história é que a empresa brasileira é apontada como a responsável por grande parte do pagamento do salário do artilheiro do Flamengo, em torno de R$ 400 mil mensais.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rio Branco - AC

Muito longe dos grandes centros do futebol nacional, o Rio Branco do Acre tem grandes chances de subir para a Série B. Para realizar esse sonho, o Estrelão precisa passar pelo Asa de Arapiraca (AL), domingo a partir das 18 horas no belíssimo estádio Arena da Floresta.
Ano passado a bola do Rio Branco bateu na trave, classificou-se para o octogonal final da Série C e ficou a dois pontos do acesso. Houve muitas reclamações a respeito da tabela, pois o clube acreano foi o único a não ter jogos seguidos em casa. Rodaram 53 mil Km e mal tinham tempo para treinar.
Sem choradeiras esse ano, o clube sabe que a grande chance de subir será na "decisão" de domingo, um empate simples em 0 a 0 ou uma vitória recoloca o Rio Branco onde esteve pela última vez em 1991, naquela ocasião ficou na 60ª colocação.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vélez Sarsfield - Argentina

O destaque agora é o Vélez Sarsfield, atual campeão do Clausura 2008/2009. É o clube argentino com a 6ª maior torcida do país. Até Ernesto Che Guevara, o "El Che" fez parte do primeiro time de juniores do Vélez.
Há 15 anos atrás o clube levou suas duas maiores conquistas: a Libertadores batendo o São Paulo nos penaltis em pleno Morumbi e depois venceu o poderoso Milan (2x0) em Tóquio, no título da Copa Intercontinental. Em 94, o mundo curvou-se diante do Vélez que tinha uma equipe respeitada, onde os destaques eram: Chilavert, Roberto Trotta, Basualdo e Andrés Asad.
O clube estreiará na Copa Sul-Americana, no próximo dia 20 em um clássico contra o Boca Juniors na La Bombonera.
Aproveito para convidar você para apreciar a bela apresentação das novas indumentárias do time, um colírio para os olhos... confira no site do clube: http://www.velezsarsfield.com.ar/

domingo, 9 de agosto de 2009

Vasco - RJ

Em homenagem ao dia dos pais prometi publicar o Vasco da Gama time de coração do meu velho. Meu pai, Luiz Eugênio Raposo já chegou até a bater sua bolinha, jogou no Caxias aqui de Joinville por volta de 1957. Pra quem não sabe, Caxias e América em 1976 fizeram uma fusão para formar o Joinville Esporte Clube. O Caxias era o time da zona sul da cidade, da classe média baixa, do operário, do negro, o América era da elite, em geral moradores da zona norte da cidade e descendentes de alemães. Quando se encontravam pelo campeonato catarinense era uma verdadeira loucura, Joinville literalmente fervia.
Na época que meu pai jogava ele ainda era juvenil e chegou a participar de alguns jogos do profissional, inclusive participou de um clássico da cidade. O goleirão Jairo, que depois defendeu Corinthians e Flu, fazia parte desse elenco. Infelizmente uma contusão no joelho tirou meu pai dos gramados. Artista e publicitário, "Seu Luiz" me ensinou muita coisa positiva, inclusive a arte de jogar botão, conseguia transformar uma fôrma de bolo quadrada em um belo campo onde jogávamos tarde e noites.
Torcedor do Vasco e São Paulo, meu pai gostava muito de Ademir de Menezes, o "Queixada", atacante que jogou a Copa de 50 e que defendeu o Sport Recife, Vasco e Flu. Em São Januário foi tetracampeão carioca e fez 301 gols em 429 partidas.
Então essa vai para o velho Raposão e para os milhares de papais vascaínos espalhados pelo planeta!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

Stuttgart - Alemanha

A Bundesliga já começou desde ontem, na estréia o Stuttgart foi derrotado pelo atual campeão Wolfsburg (já postado aqui) por 2x0. Na última temporada o Stuttgart ficou em terceiro, agora o clube tentará uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O sorteio também foi ontem e ficou definido o adversário dos Alemães, será o Timisoara (Romênia).
A novidade é que o atacante Cacau, brasileiro naturalizado alemão foi convocado mais uma vez para defender a seleção germânica. A diferença é que anteriormente ele havia sido convocado para participar de amistosos na Ásia, agora é para defender a Alemanha no jogo da próxima quarta-feira, contra o Azerbaijão, em Baku, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O Stuttgart possui ainda em seu elenco o brasileiro Elson (meio-campista que jogou no Goiás, Cruzeiro, Ponte Preta)
O clube possui 2 Copas da Alemanha e 5 títulos nacionais, a última conquistada na temporada 2006/07.

Chapecoense - SC

A Chapecoense é uma das poucas equipes da Série D que está praticamente assegurada para a próxima fase. Mesmo perdendo para o Londrina na última rodada, o clube do oeste está numa situação bem confortável. O único time que poderá tirar a sua liderança no grupo 9 é o Ypiranga de Erechim (RS), tradicional adversário do Verdão. Os gaúchos poderão até tirar a liderança, mas não comprometem a classificação da Chapecoense para a próxima fase. Brigam pela outra vaga o próprio Ypiranga e o Londrina que terá que vencer o Naviraiense (êta nominho complicado), além de torcer muito para que o "Índio" faça jus a rivalidade regional e ganhe do Ypiranga, neste domingão na Arena Condá.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

América - MG

Agora que a Série C está esmiuçada, aposto minhas fichas na ascensão do América, time tradicional de Belo Horizonte, que vem se recuperando de maneira incrível desde sua volta a elite do futebol mineiro em maio do ano passado.
O clube vem fazendo uma belíssima campanha, sendo o terceiro melhor clube da primeira fase da Série C e está a duas partidas de conquistar a tão sonhada vaga para a Série B . O "Coelho" terá que passar pela aguerrida equipe do Brasil-RS. O primeiro jogo acontecerá domingo, às 16 horas, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O América-MG não disputa a Série B do Brasileirão desde 2004, quando foi rebaixado.

O América foi fundado em 1912, chegou a ser decacampeão mineiro e a partir da "Era Mineirão" viveu intensas crises e perdeu a condição de maior rival do Atlético para o Cruzeiro.
Em 1964 o clube fechou seu departamento juvenil e vários craques do quilate de Tostão, Hilton de Oliveira, Vanderlei e outros acabaram migrando para o Cruzeiro, formando a base daquela "máquina de futebol" que dispensa comentários.
Assim mesmo, o América tem 15 títulos mineiros, uma conquista de Série B (1997) e uma extinta Sul Minas (2000).

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Peñarol - Uruguai

Hoje irei atender o pedido do Willian Darlan que é campeão juvenil e vice campeão de futebol de mesa de Sant'Ana do Livramento-RS, cidade que faz divisa com o Uruguai.
Lá em Sant'Ana ele joga com o Peñarol e sentiu falta do time nesse blog. Então aí vai um dos times mais tradicionais do planeta, que inclusive levou o caneco na Libertadores (torneio caseiro) que fiz recententemente com amigos e parentes.

Na vida real, infelizmente o clube vive do passado. Sua última conquista foi o Campeonato Uruguaio de 2003 e uma sexta colocação na Libertadores de 2002.
Muito pouco para um clube que tem cinco Libertadores e três títulos mundiais: em 1961 bateu o Benfica, em 1966 o Real Madrid e em 1982 despachou o Aston Villa da Inglaterra.
Possui uma das torcidas mais fanáticas da América do Sul, porém ultimamente ela só assiste clubes que investem em divisões de base como: Nacional, Defensor e Danúbio revezarem-se na hegemonia charrua.

sábado, 1 de agosto de 2009

Guaratinguetá - SP

Direto do Vale do Paraíba, o destaque vai para o Guaratinguetá, que jogará amanhã uma partida decisiva contra o Ituiutaba, valendo classificação para a próxima fase da Série C.
Em 2005, o "Guará" foi oficialmente declarado o primeiro clube-empresa do Brasil. Já no ano seguinte conquistou o acesso a Série A1 do Paulistão. Em 2007 ficou em sétimo e ano passado chegou a semifinal sendo eliminado pela Ponte Preta.
Esse ano infelizmente o clube caiu para a Série A2 de forma inesperada. Ocorreram combinações quase improváveis e contrariando a matemática, o clube acabou amargando o rebaixamento. O Guará tinha 0,7% chances de cair antes da última rodada.
Todas as fichas agora estão sendo apostadas numa boa campanha na Série C.
Em seu grupo, o América Mineiro está praticamente classificado. O Guará é o vice-líder com 12 pontos e só precisa de um empate amanhã às 16 horas para avançar. O Ituiutaba, vem logo a seguir, na terceira colocação com 11 pontos, e uma vitória é suficiente para seguir adiante.
Será sem dúvida um interessante duelo pela última vaga!

Matonense - SP

Um dos primeiros times que postei aqui no Escuderias foi o Barueri, o "fenômeno dos acessos", que faz uma grande campanha no Brasileirão. Se existe um clube que seguiu um caminho inverso ao do Barueri, este clube chama-se Matonense, pedido do amigo K9.
O clube teve uma ascenção meteórica na segunda metade dos anos 90, graças a uma receita gerada por muitos bingos, permitida pela Lei De Incentivo Zico. Em quatro anos a Matonense saiu da Segundona Paulista (leia-se Quarta Divisão) para a Série A-1 em 1998.
Fez boa campanha em 2000, ficando com a sétima posição do Paulistão. Depois disso foi uma decadência total, fruto de vários fatores: o afastamento do então poderoso presidente José Aparecido Galli, a proibição dos bingos, crises financeiras e disputas políticas fizeram o clube sofrer rebaixamentos seguidos. Cogitou-se o fechamento das portas, mas a diretoria resolveu montar um novo time e disputar a Segundona desse ano. Atualmente o time faz uma campanha mediana, mas segue na segunda posição de seu grupo. Confira aqui a classificação da Segundona Paulista: http://futebolpaulista.com.br/competicao.php?page=4&cat=74&cam=104&ano=2009

Ceará - CE

Assim como o Avaí na Série A, o Ceará vem fazendo uma grande campanha de recuperação na Série B. O clube vem rondando o G4 e tem boas chances de subir para a primeira divisão no ano que vem. O "Vovô" como é chamado em Fortaleza, fez uma bela campanha no Brasileirão de 1985, ficou na 7ª colocação, a melhor entre os clubes do Ceará. Foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1994 perdendo para o Grêmio na final (0x0 no Castelão, em Fortaleza e 1x0 para o Grêmio no Olímpico). A equipe de PC Gusmão joga logo mais com o Bragantino, em Bragança Paulista. Se vencer e o Vasco tropeçar contra o Juventude, o Ceará assume a vice liderança.