domingo, 23 de agosto de 2009

Boca Juniors - Argentina


Tudo pronto para o Torneo Clausura 2010, será a 80ª edição da principal divisão do Campeonato Argentino. O Boca é mais um time que constantemente recebo pedidos, então aí vai um exemplar dos "Xeinezes" para os fãs. O clube estreiará logo mais (16 horas) contra o Argentino Juniors na La Bombonera. Em março os dois se enfrentaram e deu Boca 3x0.
A fórmula de disputa deles é bem "enrolada". A definição dos campeões é simples. Existe um campeão no Apertura e um no Clausura. É como se tivéssemos no Brasil um campeão em cada semestre de Brasileirão.
Agora tente entender o sistema de rebaixamento: soma-se os pontos de todas as últimas 3 temporadas e divide-se pelo total de jogos, os clubes que disputaram todas as últimas 3 temporadas tem seus pontos divididos por 114, os clubes que disputaram as 2 últimas temporadas tem seus pontos divididos por 76 e os recém-promovidos tem seus pontos divididos por 38.
Muitos clubes recém-promovidos queixam-se da fórmula, eles precisam conquistar cerca de 48 pontos em 38 jogos para poder escapar do descenso, o que significaria uma 10ª posição. Os 2 piores da classifiação (19º e 20º) são rebaixados, os outros 2 piores (17º e 18º) disputam uma repescagem com o 3º e 4º da Primeira Nacional B. Um indice de aproveitamento parecido é usado para a classificação de vagas para Libertadores da América.
Complicadíssima a fórmula dos hermanos não?

Nenhum comentário: