domingo, 22 de novembro de 2009

Torino - Itália



Voltando a ativa, depois de uma semana agitada, vou atender o pedido do Claudio Sammartino que torce para o Santo André e para o glorioso Torino da Itália. O clube conquistou sete scudettos, cinco Coppas da Itália e é o maior rival da Juve, porém atualmente joga a segundona italiana.
Atualmente o time está na sétima colocação da Série B, com 22 pontos conquistados (seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas). Quem lidera é a equipe do Ancona, seguido pela Lecce. Pela Coppa da Itália, a equipe foi eliminada pelo Livorno, em agosto.

O Torino não vem dando muitas alegrias a sua torcida, infelizmente vive do passado, a melhor fase do clube foi a década de 40, quando bateu inúmeros recordes. Na temporada (1947/48) conquistou o maior número de pontos em um campeonato (65, sendo que naquela época, uma vitória valia apenas dois pontos), maior diferença de pontos para o segundo colocado (16), mais gols marcados (125), melhor média de gols feitos (3,787), maior goleada em casa (10 a 0 no Alexandria) e maior goleada fora (7 a 0 na Roma). Após jogar um amistoso em Lisboa, contra o Benfica em 1949, o avião que trazia a delegação do time chocou-se contra a Basílica de Superga. Foi a maior tragédia do clube de Turim, que foi declarado campeão italiano. O restante da tabela (4 jogos pendentes), a equipe foi substituída por jogadores juvenis. Os adversários, em respeito ambém escalaram juvenis para os confrontos. Em 1993 o Torino bateu a Roma (5x2) na final da Coppa da Itália, essa foi a última grande conquista do "Toro".

Um comentário:

BYra disse...

Olá Fábio,

grande post este, principalmente por lembrar do "il grande torino" que morreu naquele acidente de avião. Falando neste time, em breve postarei no meu blog a criação que fiz para homenagear este esquadrão.

Abraços!