sexta-feira, 31 de julho de 2009

Série Rivais: Sampaio Corrêa X Moto Club

Atendendo o pedido do nobre amigo Gerson Nuevo, que irá organizar o Nordestão 2009, destaco o maior clássico de São Luís, capital do Maranhão. "Super-Clássico", como é chamado o confronto, rivaliza os dois times mais tradicionais daquele Estado (Sampaio Corrêa e Moto Club).

O Sampaio Corrêa, atualmente disputa a Série C, aliás está no grupo mais disputado do campeonato. Grupo A com: Águia de Marabá (PA), Paysandu (PA), Rio Branco (AC) e Luverdense (MT). O clube está na quinta colocação a três pontos do líder, com total chances de classificação.
A "Bolívia Querida", alcunha criada pelos torcedores do Sampaio, já chegou a ficar em terceiro numa Copa Conmebol em 1998. Naquele ano o Santos foi campeão batendo o Rosario Central da Argentina na final. O Sampaio acabou sendo eliminado pelo próprio Santos na semifinal, (0x0 em São Luís e 5x1 para o Peixe na Vila Belmiro).
Um ano antes, o Sampaio Corrêa conquistou o título da Série C de forma invicta. Vale lembrar que só o Inter, campeão brasileiro de 1979 e o Vila Nova (GO), campeão da Série C em 1997 conseguiram conquistar um título nacional sem perder nehuma partida.

O Moto Club, que disputa a Série D não possui títulos nacionais, mas já foi heptacampeão maranhense. É o maior campeão daquele Estado no Séc. XXI, porém o Sampaio Corrêa é o maior ganhador de títulos: 28 vezes contra 24 do Moto Club.
Em São Luís, o Moto Club é conhecido como "Rubro Negro da Fabril", por causa das fábricas de propriedade do seu primeiro presidente. O goleiro Clemer e o atacante Kléber Pereira (Santos), já tiveram passagens pelo clube. Já o atacante André Lima (ex-São Paulo e atualmente no Botafogo-RJ) foi artilheiro do campeonato maranhense de 2006, jogando pelo Sampaio Corrêa.
Em 551 confrontos entre os dois clubes, o rubro-negro leva grande vantagem: 184 vitórias contra 162 do Sampaio. Houve 205 empates.

Um comentário:

Gerson Nuevo disse...

Ahhhhh Irmãozão, desculpa minha ausência por quase uma semana, acabei sendo escalado pela empresa que trabalho à realizar alguns serviços em campo e fiquei praticamente 7 dias afastado da telinha do computador.
Mas, de maneira nenhuma poderia deixar de lhe agradecer por esta postagem maravilhosa da série "Rivais", ficou de tirar o chapéu.... Gostei de verdade e como adquiri várias lentes recentemente, já estou montando estes kits.
Fabião, valeu mesmo! Obrigado por mais um pedido atendido...e por nos proporcionar imenso deleite quando visitamos este querido blog!
Que Deus traga cada vez mais sabedoria, motivação e renove este DOM que vc tem de criar escudinhos!
Um grande abraço e que Deus lhe acompanhe em toda sua trajetória...
Gerson Nuevo