sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ferroviária - SP

O destaque é a Ferroviária de Araraquara, essa vai para o Ricardo, que pelo jeito gosta muito de times tradicionais do interior de São Paulo.
A "Ferrinha", infelizmente caiu para a Série A2 do Paulistão.
A tempos atrás abordei esse assunto aqui no blog. Cada vez mais os times "populares" e com longa história no futebol do interior paulista são substituídos pelas novas forças "caipiras". Em geral esses novos clubes são montados por empresários e investidores que visam usar os times como "vitrine" para negócios no exterior.
É notável que aquela administração saudosista e romântica, bancada em geral pela prefeitura é trocada pela administração empresarial, com metas e prazos estabelecidos.
Quatro tradicionais foram parar na A3. Ferroviária, Portuguesa Santista, Comercial e Juventus. Nos lugares destes clubes entram Votoraty, Grêmio Osasco, Pão de Açúcar e Osvaldo Cruz.
Na Série A3, pelo menos dois clubes importantes amargaram uma queda para Terceirona.
A Inter de Limeira (já comentada no blog), e o "celeirão" Nacional Atlético Clube de São Paulo, rival do Juventus. O Nacional já foi campeão por duas vezes da Copa São Paulo de Futebol Júnior (1972 e 1988) e duas vezes vice (1969 e 2005).

A Ferroviária é tradicional e resolveu "abrir o olho", antes que o pior acontecesse. Virou clube-empresa em 2003 e chegou a colher bons resultados. Em 2007 ganhou um título, depois de um jejum de 36 anos (sagrou-se campeã da Copa Federação Paulista, venceu o Bragantino na final e participou da Copa do Brasil de 2008).
Ainda em 2007 subiu para a Série A2, mas esse ano amargou a queda, justamente agora que o seu estádio (Fonte Luminosa) irá se transformar em uma arena.
O investimento no estádio, que foi municipalizado em 2006, será da ordem de R$ 12 milhões, recursos repassados pelo Governo Federal por meio do Ministério dos Esportes.
Para reverter a má fase, o clube-empresa contratou um novo diretor de futebol, trata-se de João Henrique Silvestre, irmão de Dorival Júnior (hoje técnico do Vasco).

4 comentários:

anderson caetano disse...

eu sou radialista quem mando eu ti adicionar foi armando pordeus ele e um cara muito legal, você torce por time e pois aqui em pernambuco não pode mais assim eu não tenho time. abraços manda teu msn

Anônimo disse...

VALEU FABÃO !!!!!!!!!

RICARDO

Francisco José Gonçalves disse...

A Ferroviária vai jogar a série A2 em 2012.

Anônimo disse...

E a série A1 em 2013