sexta-feira, 20 de março de 2009

PARA AS NOVAS GERAÇÕES


Olá, esse blog foi criado para facilitar o acesso a diversão de um jogo mágico, que existe a décadas e que ainda hoje tem milhares de seguidores principalmente aqui no Brasil.
Para mim o futebol de botão ou de mesa é mais do que uma paixão, é uma arte aliada a um esporte que serve de terapia unindo gerações e agregando novas amizades.

As novas gerações acostumadas com as tecnologias e as interações virtuais, jamais imaginariam que um dia ficávamos ansiosos esperando chegar a nova revista Placar nas bancas de jornais, com os escudinhos do mês. Em geral, vinham dois times, e mesmo assim, só tinhámos acesso a metade deles. Então, corríamos a uma loja de brinquedos para comprar botões Gulliver (naquele tempo o material era muito mais resistente) ou da marca Canindé (super simples e baratos e hoje vendidos a preço de ouro no Mercado Livre).

Conclusão, tínhamos dois times de botões, mas duas cartelas de escudos pela metade. Lá se íam mais trinta dias de agonia esperando a continuidade dos times. Sem contar que já batia aquela curiosidade, imaginando o que saíria publicado na edição posterior.
Como o saudoso vinil, maravilhosamente, o futebol de botão vem sendo agraciado pelas novas gerações.
Hoje tem blogs fantásticos para escudófilo nenhum botar defeito.
A personalização dos escudos obedecendo cores, fornecedores, patrocínios, que vão mudando a cada ano, dispertam o interesse pela busca e renovação de material. Para os saudosistas existem blogs que confeccionam escudos com carinhas de jogadores, ou mesmo escudos antigos!

Com tudo isso pensei em criar esse blog para trocar idéias sobre esse jogo fascinante e tornar acessível a personalização dos meus escudos!
Que as gerações seguintes como a do meu filho (foto) possam apreciar cada vez mais esse belíssimo jogo!!!
BOA DIVERSÃO!!!

5 comentários:

Patrícia S. Raposo disse...

oiii meu amor...parabéns pelo seu blog adorei!!!
ai que lindo nosso bebê jogando botão na foto acima...hehehe tal pai,tal filho ne...bjinhos te amoooooo

Paulo H G Ramos Jr disse...

Boa noite,
Como colecionador desde os anos 70 (já descartei e remontei mais de uma vez a minha coleção), gostaria de parabenizá-lo pela criação de mais um blog, mais uma fonte (muito bonita, por sinal) de informação para que decoremos nossos botões.
Boa sorte e um grande abraço,
Paulo H G Ramos Jr
(sim, uso nome e sobrenome e não um nick)
Rio de Janeiro, RJ

Gerson Nuevo disse...

Caro Fábio,
Foi um prazer enorme conhecer mais um louco aficionado por este magnífico, estratégico, emocionante futebol de botão... acabei de conhecer este teu blog através do blog do Marcão.
Parabéns!!!! Tá muito bacana mesmo....e vc acaba de ganhar mais um seguidor! Rs...
Sou pontepretano e moro em São Paulo, meu filho, primos e amigos realizamos torneios uma vez por mês. Temos uma liga, onde disputamos vários campeonatos e no final do ano sai o grande campeão da temporada.
Gosto muito dos Times do interior, por isso a maioria dos nossos torneios são estaduais.
Percebi que vc também tem uma admiração por agremiações de menor expressão no fuetebol, mas que sempre aprontam em cima dos grandes.
O Comercial e o Botafogo de Ribeirão ficaram bem legal, gostei também do Londrina, pena que caiu...e o seu Joinville ficou perfeito! Vc lembra do Hercílio Luz de Florianópolis? Onde anda? Tá na segundona? Será que vc pode montar um kit da minha gloriosa Macaca(Ponte Preta-SP) e do nosso principal rival(Guarani-SP) que por sinal tá igual ou pior que o Londrininha, foi parar na segundona do paulista outra vez.
Sempre mantenha seu filho com uma palheta na mão, pois um dia ele lhe agradecerá....assim como fui agradecido pelo meu filho de 13 anos...
que não troca um bom campeonato de futebol de botão por vídeo game ou qualquer outro brinquedo futurista...
Um grande abraço...e até breve...

Fábio Raposo disse...

Muito obrigado pelos elogios e incentivo que todos vcs me passam. Por causa de pessoas como vcs é que sinto que estou no caminho certo. Cada vez percebo que as boas coisas da vida são feitas da maneira mais simples. Um tablado, uma quadra de madeira e botões, são suficientes para divertir, testar nosso raciocínio, nossa estratégia, e mais que isso nossa criatividade e imaginação. Assim como o Gerson Nuevo (muito obrigado por seguir esse humilde blog), faço tbm meios campeonatos, tabelas, torneios... E fazemos nos nossos moldes, ou seja, somos cartolas, treinadores e atletas. Usamos nossa habilidade e não ficamos na dependência de joysticks e controles,e fases em que travamos em geral uma batalha contra o computador. Meus parabéns ao Gerson que consegue ter uma família unida em torno da mesa(de botão tbm claro!), espero que o meu filho tbm seja assim...
E vou atender o seu pedido com o maior prazer. O grande derbi campineiro, que tem tanta história e que sem dúvida é umdos maiores clássicos da América do Sul.
Quanto ao Hercílio Luz, o clube na verdade é da cidade de Tubarão. Se eu não me engano disputou a segundona daqui a um ou dois anos atrás. Mais não foi muito bem, o clube tem muitas dívidas.
Na década de 70, disputava grandes clássicos com outro clube da cidade, o Ferroviário. Era o clássico Ferro-Luz. O Zenon que jogou no Guarani aí de Campinas, surgiu no Hercílio depois foi pro Avaí e fez muito sucesso em Campinas.
Formou-se nos anos 90 o Cidade Azul, que depois mudou para Tubarão. Mas o clube vive em crise financeira.
Mais uma vez muito obrigado pelos observações, comentários positivos, elogios que tanto me motivam! Um abraço a todos e uma belíssima Páscoa!!!

Larissa P.Raposo disse...

Ótimo o seu blog Fábio!
Concordo inteiramente com você. São as coisas mais simples que nos deixam felizes de verdade.
E o Mahzinho com certeza será um aficionado por botão!!! Logo logo estará aí jogando com o papai dele.
Parabéns pelo blog, está muito bom mesmo. E os botões são perfeitos!
O Thiago que não vê a hora de relaxar jogando um "botãozinho".
Bjss p/ família!!!