segunda-feira, 23 de março de 2009

Barueri - SP

Todo mundo agora só fala em Ronaldo, "O Fenômeno", mas se existe um clube que merece essa alcunha no futebol brasileiro, esse time é o Barueri.
Fundado em 1989, só disputou sua primeira competição profissional em 2001.
O time jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o nome de Roma. (Alguém lembra?) Pois não é que sagrou-se campeão batendo o todo poderoso São Paulo.
Naquele mesmo ano mudou o nome para Barueri e a trajetória foi meteórica.
Começou na B3 do Paulistão (6ª divisão) em 2001 e a partir de 2002 começou sua incrível série de acessos. Foi para a B-2 em 2002, para a B-1 em 2003. No ano seguinte subiu para a A-3. Tornou-se campeão em 2005 e subiu mais um degrau rumo a série A-2. Finalmente subiu para a A-1 (primeira divisão do Paulistão) em 2006.
A mesma trajetória de conquistas e acessos foi seguida nacionalmente. Disputou a série C em 2006 e logo de cara conseguiu subir para a série B. Em 2008 o clube conquistou o seu maior feito até hoje, o acesso a série A do brasileirão.
Você deve estar pensando e o São Caetano, não foi meteórico assim também?
A curto prazo, ambos cresceram juntos. Sem dúvida o São Caetano teve mais projeção nacional e até internacional (foi vice da libertadores em 2002), mas em termos de acessos seguidos ninguém bateu o Barueri. Foram seis acessos em seis anos seguidos. Sendo que dois foram conquistados no ano de 2006. No total foram sete acessos em oito anos de disputa. Incrível não?

Assim como a Arena Joinville, o estádio do Barueri foi viabilizado pela Prefeitura. A título de comodato o poder público cedeu o patrimônio para ser conservado e administrado pela ONG Grêmio Recreativo Barueri. Aos poucos a Arena ficará ainda mais ampla, a prefeitura pretende aumentar a capacidade do estádio de 18 mil para 32 mil pagantes. Tudo isso para receber os jogos da série A do Brasileirão.
A expectativa é grande, tenho certeza que a abelha será um time bem competitivo.
Parabéns e boa sorte ao Barueri no gramado e nas mesas de botão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai precisar atualizar o provável Prudentino ... rs rs rs