sexta-feira, 27 de março de 2009

Londrina - PR


Infelizmente mais um clube tradicional vai para a segundona. Ano passado foi o América no Rio e o Juventus em São Paulo. Dessa vez o Londrina ou Tubarão como é chamado no Paraná, mesmo vencendo na última quarta-feira o Coritiba por 2x1, não conseguiu escapar da degola.
Cada vez mais times outrora populares estão dando espaço para times "montados" por empresários.
Exemplos vem do própio Paraná: o Toledo fez uma parceria com o São Paulo que cedeu o seu expressinho. O J. Malucelli, que classificou-se para a próxima fase, será ano que vem o Corinthians Paranaense. O pior é que o escudo com a bandeira do Estado de São Paulo será mantido.
Bem, melhor lembrar dos áureos tempos do Londrina, quando fazia o glorioso clássico do café contra o extinto Maringá. Aliás, essa foi a final do campeonato paranaense de 1981 (foto do time em pb). O Tubarão, também fez uma belíssima campanha no brasileirão de 77, ficou em quarto lugar e sonhou em ir a Libertadores. Foi a melhor fase do clube paranaense.
Em 1980, foi o primeiro campeão brasileiro da segunda divisão, na época chamada de Taça de Prata.
A semifinal foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto e a final no Estádio do Café contra o CSA de Alagoas. O Londrina goleou o clube de Maceió por 4x0.
Nos anos 80, o clube preferiu investir mais nas divisões de base. Lembro-me do final dessa década onde havia muita rivalidade com o Grêmio Maringá e o Matsubara.
Em 92 também sagrou-se campeão paranaense, sendo vice em 93 e 94. O clube revelou o atacante Elber para o mundo e já teve o ator Nuno Leal Maia como treinador.
A partir de hoje as tardes de domingo não serão tão alvi celestes em Londrina. Os outros dois clubes que caíram para a série B Paranaense foram: o Foz e o Iguaçu de União da Vitória.

Um comentário:

Paulo H G Ramos Jr disse...

Boa noite,
Uma grande pena saber que o Londrina não conseguiu permanecer na primeira divisão paranaense para 2010.
Como todo grande time, esperemos que esta fase possa servir de alicerce para a formação de grandes equipes no futuro.
E juntemos ao Londrina o Brasil de Pelotas que, infelizmente, após o acidente rodoviário só conseguiu uma vitória no campeonato gaúcho.
Mesmo assim, mostrou-se um clube de grandes homens (dentro e fora de campo).
Boa noite e um forte abraço,
Paulo H G Ramos Jr (com nome e sobrenome)
Rio de Janeiro, RJ