sábado, 28 de março de 2009

Icasa e Guarani - CE


O destaque de hoje vai para o maior clássico de Juazeiro do Norte-CE, terra de Padre Cícero.
O Icasa já foi a primeira grande zebra da atual Copa do Brasil, eliminou a Portuguesa em pleno Canindé, na primeira fase.
Conhecido como o "Verdão do Cariri", o clube tem um título estadual conquistado no conturbado campeonato cearense de 1992. No ano seguinte foi vice-campeão. A partir do ano de 1996, a zica correu solta por lá. O clube passou a ser controlado pela empresa Juazeiro Empreendimentos Esportivos Ltda, que não deu conta do recado e rebaixou o clube para a segundona.
Tudo estava encaminhando para o fechamento das portas. Dirigentes resolveram fazer uma pesquisa junto à UECE e constataram que 90% da população queria o clube de volta. Mudaram o nome de Icasa Esporte Clube para Associação Recreativa Desportiva e Cultural Icasa, e hoje a estrutura engrenou, tanto que está previsto para o clube entregar ano que vem o CT Praxedão.

O Guarani é mais antigo e mais modesto. O site do clube apresenta suas melhores campanhas: quarto colocado no campeonato cearense de 1979 e "vice-campeão moral" de 1992.
Naquele ano aconteceu de tudo no campeonato estadual, escalação de jogadores irregulares, anulação de jogos, perda de pontos, STJD, 3 turnos, foi um dos mais bagunçados campeonatos que eu soube, uma lambança.

No final quatro clubes foram considerados campeões pela Federação Cearense: Fortaleza, Ceará, Tiradentes e (tcham, tcham, tcham) Icasa.
Ano passado aconteceu o último clássico válido pelo campeonato cearense. O Guarani (que possui um escudo quase idêntico ao do Sport de Recife) acabou caindo para a segundona.

3 comentários:

Sabaleplus disse...

gosta camisa de guarani, como COLON
http://www.sabaleplus.blogspot.com/

FÁBIO RAPOSO disse...

obrigado pela visita Sabale, realmente o uniforme do Guarani lembra o Colon de Santa Fé.
Aqui no Brasil temos muitos times que adotaram essas cores que são inspiradas no Flamengo do Rio.

Antonio Rodrigues disse...

Faz com a nova camisa do Icasa em comemoração ao acesso à série B.
Mando a camisa em breve