domingo, 25 de abril de 2010

Santos Laguna - México

Atendo agora o pedido do santista João Vitor Amorim, o Juca, que quer o time do Santos Laguna, conhecido por lá como "Los Guerreros", que teve o nome inspirado no Peixe da baixada. Aliás, ano passado, os mexicanos inauguraram seu estádio, o Nuevo Estadio Corona, que tem capacidade para 30.000 pessoas, com uma partida amistosa. Adivinhem quem o clube chamou pra jogar? Na mosca, o seu xará brasileiro que acabou perdendo por 2 a 1.
O Santos Laguna foi fundado em 1983 e possui três títulos mexicanos (Invierno -1996, Verano -2001 e Claussura-2008). Em 2004 conquistou a Copa Interliga, que deu direito de participar da Libertadores daquele ano. Fez uma ótima campanha na primeira fase do torneio, terminou invicto com três vitórias e três empates. Acabou sendo eliminado de forma contestável nas oitavas pelo River Plate da Argentina. Os dirigentes do clube até hoje reclamam que as duas partidas foram manipuladas pela arbitragem. O clube jogou a Liga dos Campeões da Concacaf 2008/2009 e acabou sendo eliminado nas semifinais pelos compatriotas do Atlante, que acabaram sangrando-se campeões do torneio.
O atual Campeonato Mexicano (primeira fase do Torneio Bicentenário ou Clausura) está na 16ª rodada e trás o Santos Laguna na liderança do Grupo 3. Na tabela geral, o clube está na quarta posição, praticamente classificado para a segunda fase ou play-offs. Como se trata de um torneio que comemora o bicentenário da independência mexicana, os organizadores juntamente com a emissora de TV Televisa, fizeram uma proposta para que os clubes mexicanos usem uniformes retrô ou mais clássicos para suas principais partidas. Taí algo muito interessante...

Nenhum comentário: