Na revista Placar desse mês inclusive saiu uma matéria bem interessante sobre esse dérbi. Em abril desse ano completaram 700 jogos, um recorde! Nenhum outro clássico regional chegou a essa marca. O Clube do Remo é um dos mais tradicionais times do Norte do país, já conquistou 42 títulos paraenses. Foi o clube que mais ganhou títulos estaduais no século XX, no total foram 38 conquistas. Em 68 jogou um amistoso com o Benfica de Eusébio, no Baenão em Belém, o placar final foi 1x1. Na década de 90, viveu sua melhor fase, chegou a uma semi-final da Copa do Brasil em 1991 e ficou em 8º lugar no Brasileirão de 93. Nenhum outro clube do Norte chegou tão longe. De 93 a 97, ficou 33 partidas seguidas sem perder o clássico Re-Pa, foram mais de 4 anos de invencibilidade.Em 2005 foi campeão da Série C. Atualmente o clube vive em crise, ano passado caiu da Série C para a D. O clube conta com uma associação de torcedores, que apoia o Remo na área patrimonial e financeira.
O Paysandu ou "Papão da Curuzu", como é conhecido lá no norte , possui 42 títulos estaduais, dois títulos nacionais da Série B, um título da Copa Norte e um título da Copa dos Campeões.
A Copa dos Campeões foi criada em 2000 pela CBF com o objetivo de buscar um representante para a Libertadores da América. Em 2002, 16 times disputaram a competição. Os campeões do Paulistão e Carioca, os 6 primeiros colocados do Torneio Rio-São Paulo, os semifinalistas da Copa Sul-Minas, os 3 melhores da Copa do Nordeste, além dos campeões da Copa Norte e da Centro-Oeste, além do campeão do ano anterior. O Paysandu tinha conquistado a Copa Norte e na final da Copa dos Campeões surpreendeu a todos vencendo o Cruzeiro. É o primeiro e único clube do Norte do país a participar de uma Libertadores. Em 2003, o alvi-celeste representou bem o Brasil na competição, ficou em primeiro na primeira fase. Nas oitavas venceu o Boca Juniors por 1x0 em plena "La Bombonera" (lembra?), mas perdeu no jogo da volta por 4x2. Subiu para a Série A do Brasileirão em 2002, fez campanhas razoáveis, mas por pouco tempo. Em quatro anos despencou feio, atualmente disputa a Série C.
Pouca gente sabe, mas o Paysandu possui registrado o gol mais rápido do mundo. Na súmula foi marcado 2 segundos. Na TV foi mostrado 4 segundos. De qualquer forma o recorde ainda é do Clube. O jogo era entre Paysandu x Santa Rosa, válido pelo campeonato paraense de 1997. O gol foi marcado pelo centroavante Vital Filho.
Caro Fábio,
ResponderExcluirSeu blog está cada vez mais interessante e recheado de belos escudos, fotos históricas, comentários bem bacana sobre a trajetória dos times brasileiros, assim como, atualidades, conquistas e participações históricas em determinadas competições. Tenho uma grande simpatia pelo teu Joinville e esperava que este ano levasse o caneco do catarinense, mas infelizmente não deu... paciência! Pois, só este ano a minha gloriosa Ponte conseguiu um título após 108 anos de existência... e olha que foi só um titulozinho sem vergonha do interior...e na Copa do Brasil deste ano(2009), não deve ir muito longe, se passar pelo Coritiba já é muito.
Bom...como sou fã de carteirinha dessa incrível série "Rivais" que vc foi muito feliz em criar, gostaria que deixasse anotado mais um pedido meu!
Após o acidente com o ônibus que trazia a delegação do Brasil de Pelotas de um jogo preparativo contra o Santa Cruz-RS, no qual 3 pessoas vieram a falecer, trazendo grande prejuízo ao clube e deixando sua apaixonada torcida bastante angustiada, já que o clube caiu para a 2ªDivisão local e provavelmente o ano que vem deva disputar com o Pelotas seu principal rival uma vaguinha na elite do gauchão 2010.
Brasil/Pelotas X Pelotas é a homenagem que quero fazer a estas duas maravilhosas equipes do sul...
Agradeço antecipadamente de coração e mais uma vez Parabéns!!!! belo blog.
Um grande abraço,
Gerson Nuevo-SP
muito loko!!!!!!!
ResponderExcluirvou cofeccionar e colar nos meus botões!!!!!!
tem como vc fazer os times da 1° divisão do argentino?
abç!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!