segunda-feira, 29 de março de 2010

Vasco - RJ

Muita gente pediu e aí vai o terceiro uniforme reserva do Vasco, que infelizmente (para mim) estreiou com pé direito caindo nas graças dos cruzmaltinos. A vitória sobre o Flu (3x0) valorizou o uniforme, que foi escolhido em votação pela torcida e mais que isso, mostrou o poder de reação do Vasco, que ameaçava um momento de crise logo após a demissão do treinador Vágner Mancini.
O Fluminense apontou a expulsão do zagueiro Leandro Euzébio durante o segundo tempo como um dos principais motivos da derrota, mas assistindo o compacto, achei que o Flu estava jogando apático, desorganizado desde o começo do primeiro tempo, na real, o primeiro tempo foi bem lento, monótono. No segundo tempo, logo após tomar 1x0, o Flu chegou a dominar a partida, mas isso durou até os 39 minutos quando tomou o segundo gol marcado por Dodô. O Vasco jogou muito bem, Philippe Coutinho foi o destaque e a vitória foi mais que merecida. Agora o clube só precisa vencer na última rodada para ir as semifinais da Copa Rio.

sábado, 27 de março de 2010

Internacional - RS


Esse time do Colorado vai para o Diones Lisboa, vulgo Maragato que há tempos vem me pedindo os escudos com direito a fonte da reebok e tudo mais!! Essas fontes foram gentilmente cedidas pelo amigão sergipano J.Sandes que também tem um blog de escudos para botão. O blog dele é muito show, ele faz uma arte muito detalhada, aproveita e confira agora: sandesignarts.blogspot.com.
Sobre o Inter, que semana turbulenta!!! É o efeito da ressaca que o Zequinha sapecou!!! O treinador Fossati já trata com naturalidade a possibilidade de demissão caso o Inter perca outra partida. Já tem torcedor pedindo Muricy Ramalho no Beira-Rio. Enquanto a diretoria está de olho em um antigo ídolo colorado: Tinga que joga no Borussia Dortmund da Alemanha. Seria um reforço e tanto para o Brasileirão. O Inter volta a campo neste domingo, na Serra Gaúcha, contra o Caxias. O time será quase titular, mas a escalação é mantida em sigilo.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Libertad - Paraguai


Hoje o destaque vai para o Libertad de Assunção, que segue lider do Grupo 4, mesmo após ter empatado (1x1) com o esforçado Alianza Lima do Peru. O clube possui 105 anos de existência é um dos mais populares do Paraguai, mas só começou a ser reconhecido no continente há cerca de uma década atrás, quando começou a fazer boas campanhas na Libertadores e na Copa Sul-americana. Por falar em Libertadores, essa é a oitava vez que o clube participa do torneio.
O único clube que levou a taça para o Paraguai, foi o sumido Olimpia, aliás são três títulos conquistados.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Especial Copa do Mundo: França

Voltando a destacar as seleções que jogarão a Copa na África do Sul, o destaque vai para o selecionado francês o atual algoz do futebol brasileiro. Os "Bleus" não vem com aquela pompa toda, ninguém esquece que Thierry Henry deu um passe no melhor estilo "Michael Jordan" para o gol que classificou os franceses contra a Irlanda na Eliminatórias.
Mas aí é que está o problema, muitas seleções finalistas não possuem uma campanha maravilhosa. A França é um claro exemplo disso, aos trancos e barrancos decidiu a Copa contra os italianos em 2006.
Esse ano, os franceses apostam suas fichas no gurizão Karim Benzema, ele até agora não deslanchou, mas muitos acham que o momento será na Copa. Além do veterano Thierry Henry, contam com o talento de Franck Ribéry e Yoann Gourcuff. A França está no Grupo A, sem dúvida, um dos mais equilibrados do mundial. O guerreiro Uruguai, jamais perdeu para o franceses em Copa do Mundo, os mexicanos, sempre são difíceis de bater e os anfitriões sul-africanos tem a torcida a seu favor. Aliás os franceses não possuem um retrospecto favorável contra seleções africanas.
Porém a França sempre merece respeito e mesmo não vivendo sua melhor fase deverá fazer uma bela participação.

RANKING DA FIFA:
COPAS DISPUTADAS: 12
MELHOR COLOCAÇÃO: Campeã (1998)
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS: 12 jogos, 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Gols pró: 2, gols contra: 10.

segunda-feira, 22 de março de 2010

São Bento - SP

Hoje atendo o pedido do Carlos Silva, que quer jogar com o São Bento de Sorocaba!
Apesar de ter sido derrotado recentemente pelo Votoraty, o "Bentão" segue firme e forte na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista.
Ano passado, eu e alguns amigos resolvemos fazer o nosso Paulistão de futmesa com todos os grandes clubes, mas também com alguns que hoje estão nas zonas intermediárias como: Juventus, Portuguesa Santista, Ferroviária, São José entre outros. O torneio foi longo, levou uns três meses para acabar, o campeão foi o São Caetano e o São Paulo foi vice, porém o destaque, sem dúvida foi o São Bento que chegou nas semifinais! Eram botões modestos, no melhor estilo "panelinha", na verdade era um xalingo, pintado de azul no fundo, que conseguiu a façanha de ficar entre os quatro finalistas, batendo clubes grandes, representados por botões de melhor qualidade!
Na vida real a melhor colocação do São Bento, também foi com um honroso 4º lugar, no Paulistão de 1964. O São Bento já ficou quase 30 anos na Primeira Divisão até sua queda em 1991. O clube passou por muitas crises políticas e financeiras, mas deu a volta por cima em 2005 quando retornou à elite. A volta não foi tão festejada assim, pois a crise voltou a bater na porta do clube que voltou a cair em 2007.
Em 2008, só não subiu por causa do famoso "Jogo da Marmelada". Até hoje, ninguém em Sorocaba engole a polêmica partida entre Mogi Mirim e Oeste de Itápolis, quando ambos garantiram o acesso num contestado empate em 0x0. São Bento e Atlético, seu maior rival sorocabano, acabaram morrendo abraçados, sonhando com o acesso. Sem dúvida, foi um dos acontecimentos mais bizarros do futebol paulista que terminou no tapetão, sobrando apenas pizzas para a dupla de Sorocaba.
Episódio superado, hoje os confiantes beneditinos não pensam em outra coisa senão na tão almejada volta por cima!

sábado, 20 de março de 2010

SALDÃO DE ANIVERSÁRIO!

Hoje o Escuderias está completando um ano de existência, pra comemorar resolvi dar um presente para você que acompanha meu blog. Produzi alguns times que estava devendo, algumas pendências antigas, outras promessas mais recentes, enfim clubes tradicionais e seus últimos modelitos. Sem delongas, você confere: Fluzão branco (antes que o uniforme saia de linha), Mengão novo branco, Vasco negrito e mais Galo novo e Ponte Preta, que bateu hoje o Palmeiras!!! Boa diversão!!!

Flamengo - RJ

Vasco - RJ

Atlético - MG

Ponte Preta - SP

quarta-feira, 17 de março de 2010

Internazionale - Itália

Aí vai o time da Inter de Milão, que com seu segundo uniforme classificou-se ontem para as quartas-de-final da Liga dos Campeões. Ao mesmo tempo atendo o pedido do Diones Lisboa que há tempos vem pedindo esse time aqui no blog. A Inter é o único clube italiano que segue na Champions. A equipe jogou muito bem em Londres e não se intimidou com o poderio do Chelsea conseguindo criar boas chances. Foi premiada quando Samuel Eto’o marcou o único gol do jogo, aos 33min do segundo tempo.

Internazionale - Itália

segunda-feira, 15 de março de 2010

Celtic - Escócia

Hoje destaco o Celtic de Glasgow, pedido do Paulo Morongo de Brasília. Logo que comecei a produzir o time, lembrei-me do Rod Stewart, fã ilustríssimo do clube. O cantor é um dos meus artistas prediletos, principalmente da fase mais roqueira, que compreende as décadas de 60 e início de 70, justamente a melhor fase do Celtic.
1967 foi o ano dourado do clube que conquistou tudo: Copa de Glasgow, Copa da Escócia, Campeonato Escocês, culminando com seu maior feito: a Copa dos Campeões da Europa. Em 1970, chegou novamente na final perdendo na prorrogação para os holandeses do Feyenoord.
Naquele período Rod Stewart começava a despontar sua carreira musical, estava juntando-se a Jeff Beck Group, do magistral guitarrista Jeff Beck (ex-Yardbirds). Dois anos depois, ele estava mundialmente conhecido com a sua banda Faces, que fez escola no rock britânico e despontando em carreira solo. Stewart, já chegou inclusive a jogar futebol nos juvenis do modesto Brendfort de Londres. Seu irmão Robert, chegou a ser zagueiro do Arsenal, mas Rod Stewart, boêmio (chegou a passar mal em um dos treinos) trocou os gramados pelos palcos. Hoje, ele é o torcedor mais ilustre do clube escocês.
A torcida é uma das mais fanáticas da Europa, é formada em sua maioria por católicos e descendentes de irlandeses. Em 2003, cerca de 114 mil torcedores do Celtic invadiram Sevilha, na Espanha para assistir a final da Copa da UEFA contra o Porto (perdeu 3x2). Segundo a UEFA, foi a maior "invasão" de torcedores de um clube para assistir a uma única partida.
O Celtic possui 42 conquistas de Campeonato Escocês.

domingo, 14 de março de 2010

Olympique de Marseille


Olympique de Marseille 2 - França

Atendendo vários pedidos, finalmente sai o Olympique de Marseille, majestoso clube francês que tem como sua maior conquista a Liga dos Campeões da Uefa na temporada (1992-93).
Atualmente o clube disputa a Liga Europa, e está na fase de oitavas-de-final. Conseguiu arrancar um empate (1x1), em Lisboa contra o Benfica, no primeiro jogo. Quem vencer jogará as quartas-de-final com o ganhador de Atlético de Madrid e Sporting de Lisboa. No campeonato Francês, o Marseille está na quinta posição, porém está a apenas quatro pontos do líder Bordeux, que empatou com o Monaco, ontem. Hoje, o Olympique tem jogo decisivo com o Toulose. O clube quer quebrar esse ano o jejum de 18 anos sem títulos.

sábado, 13 de março de 2010

Especial Copa do Mundo: Eslováquia

Mais uma seleção européia aqui no Escuderias, possivelmente será uma das maiores surpresas do mundial. Esta será a primeira Copa da Eslováquia como país independente. O futebol jogado naquela região da Europa é muito competitivo, então acredito que farão uma boa campanha e disputarão a segunda vaga do Grupo F com o Paraguai. Neste grupo estão a Itália, franca favorita e Nova Zelândia, seleção que certamente será figurante. Nas Eliminatórias, a Eslováquia eliminou República Tcheca e Polônia, que estiveram na Alemanha-2006.

RANKING DA FIFA: 33º
COPAS DISPUTADAS: 8 (Como Tchecoslováquia)
MELHOR COLOCAÇÃO: Vice-campeã (34 e 62)
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS: 10 jogos, 7 vitórias, 1 empates e 2 derrotas. Gols pró: 22, gols contra: 10.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Especial Copa do Mundo: Dinamarca

Hoje o destaque vai para a sempre competitiva Dinamarca, que participou de três Copas do Mundo e sempre passou da primeira fase. O treinador Morten Olsen, já está dez anos no cargo, então está muito entrosado com o elenco.
Históricamente, não tem como esquecer a "Dinamáquina", que venceu na Copa de 86 a Alemanha (2x0), Uruguai (6x1), mas foi goleada pela Espanha nas oitavas (5x1).
Atualmente é uma seleção com muita aplicação tática em campo e que tem um ótimo condicionamento físico. Os dinamarqueses estão no Grupo E, juntamente com Holanda, Japão e Camarões, é sem dúvida o grupo mais equilibrado da Copa.

RANKING DA FIFA: 28º
COPAS DISPUTADAS: 3
MELHOR COLOCAÇÃO: Quartas-de-final (98)
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS: 10 jogos, 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Gols pró: 16, gols contra: 5.

terça-feira, 9 de março de 2010

Especial Copa do Mundo: Camarões


Hoje darei o pontapé inicial para a Copa do Mundo 2010 aqui no Escuderias. Irei postar aos poucos cada uma das 32 seleções que irão disputar o torneio máximo de futebol. Prepare então seu tablado, seu campo, encomende as lentes. Atenderei os pedidos e continuarei publicando os principais clubes do mundo, mas destacarei também todas as seleções que irão a África do Sul.
Começamos com o Camarões. Segue aí alguns dados sobre os "Leões Indomáveis".

RANKING DA FIFA: 11º
COPAS DISPUTADAS: 5
MELHOR COLOCAÇÃO: Quartas-de-final (1990)
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS: 12 jogos, 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Gols pró: 23, gols contra: 4.

Ajax - Holanda


O destaque hoje vai para o Ajax da liberal Amsterdan. O clube, teve seu período de ouro na década de 70 (foi base para a Seleção Holandesa, que jogou a Copa de 74), mas ainda hoje é uma equipe respeitadíssima na Europa.
Em 1971, 1972 e 1973 o Ajax foi campeão da Europa, em 1972 e 1973 também ganhou a Supercopa Europeia, e em 1972 foi campeão Mundial de Clubes contra o Independiente, da Argentina. Naquela época as finais do Mundial Interclubes, ou Copa Intercontinental eram jogadas em duas partidas, uma na Europa e outra na América do Sul. Os holandeses revolucionaram tanto com a bola nos pés, como também na valorização do atleta e nas questões que envolviam a área comercial/publicidade. Liderados por Johan Cruijff, o Ajax simplesmente boicotou duas finais da Copa Intercontinental, porque achava financeiramente inviável a realização desses jogos.
O clube foi finalista em 1971 e cedeu sua vaga ao Panathinaikos da Grécia. Dois anos depois recusou-se novamente, sendo substituído pela Juventus da Itália.
Na década de 90, já em outra era mais profissional, o Ajax fez escola novamente com outra grande equipe. Quem não lembra de Van der Sar, Frank de Boer, Danny Blind, Davids, Kluivert, o craque Van Basten e o maestro Rijkaard? Eles levaram a Liga dos Campeões da Europa na temporada 94/95 e bateram o Grêmio nos penaltis, conquistando seu segundo título mundial, realizado no Japão. Históricamente, se o Ajax não tivesse recusado participar das finais nos anos 70, talvez hoje poderia estar figurando entre os clubes com mais títulos mundiais conquistados. Até porque naquele período a equipe era praticamente imbatível.
Hoje a fase é outra, o clube perdeu a hegemonia na Holanda para PSV, Feyenoord e o emergente AZ Alkmaar. Seu último título holandês foi conquistado na temporada 2003/2004.

domingo, 7 de março de 2010

Grêmio - RS

Hoje vou de Grêmio, que apresentou sábado seu novo uniforme na vitória sobre o Porto Alegre. Muitos gostaram outros repudiaram, mas em campo o time continua mandando em seus domínios.
O tricolor alcançou a incrível marca de 47 jogos sem derrotas no estádio Olímpico superando o recorde regional alcançado pelo Inter no período de 1973 a 1975 em jogos no Beira-Rio. A última derrota do Grêmio em casa ocorreu em 13 de setembro de 2008. A sequência gremista tem 35 vitórias e 12 empates. A colorada teve 37 vitórias e nove empates. Além disso, em 2010, o time sofreu apenas um gol em casa, na abertura do segundo turno quando venceu o Avenida por 3 a 1.

sábado, 6 de março de 2010

Milan - Itália

Hoje postarei o pedido do meu amigo gaudério Diones, que mora em Novo Hamburgo e fará seu níver esse mês. Ele é fã de grandes clubes europeus e me pediu alguns, vou atender na medida do possível. Um dos clubes é o Milan, com o seu belíssimo uniforme preto.
Eu aproveito pra levantar a polêmica mais comentada nos botecos de Norte a Sul do país. Ronaldinho, merece mesmo jogar a Copa na África do Sul?
Essa situação já aconteceu em outra oportunidade, nas Eliminatórias para a Copa de 1994, com o baixinho Romário.
CBF e treinador já estavam fechados, e no final deram razão a voz do povo. Bem, aquela ocasião foi bem diferente, o Brasil estava mal das pernas e Romário apareceu como o "salvador da pátria".
Se Dunga não levar Ronaldinho para a África do Sul, só conseguirá cair nas graças da torcida se for campeão, ou no mínimo fazer bonito como a seleção de 82, do contrário será sempre lembrado por não ter dado mais uma nova chance ao Gaúcho. Acredito que a imprensa e a mídia serão impiedosas. Dunga sempre foi subestimado e deu a volta por cima, porém Copa é Copa...
Nessa horas, penso que futebol e política se equiparam nesse aspecto. Se o seu candidato vence e faz um bom governo, logo é reeleito. Se ele promete e não cumpre, bate aquele arrependimento que dura quatro anos. Se a Seleção vai a Copa e traz a taça, o treinador volta como um rei, porém se perde vira chacota, dificilmente se firma na profissão (alguém lembra do Lazaroni?), e no final projetamos nossas esperanças para os próximos quatro anos.

quinta-feira, 4 de março de 2010

São José - SP


Dessa vez, atendo o pedido do Marcelo Neto de São José dos Campos que quer jogar com o seu clube do coração: o São José que faz boas campanhas na Série A2 paulista, mas que não consegue o tão almejado acesso.
Já tive a oportunidade conhecer esta bela cidade que lembra muito a minha Joinville, com inúmeras empresas de ponta e uma população acima de 500 mil habitantes.
Mas falando de futebol, o São José é um time muito tradicional no interior de São Paulo.
Lembro-me que fez uma grande campanha no Paulistão de 88, naquele elenco tinha três ex-jogadores do Joinville: o raçudo zagueiro Leandro, os meias Pingo e John Wagner, dois craques de bola. No ano seguinte em 1989, o clube foi vice-campeão paulista numa das maiores lambanças da Federação Paulista. O segundo jogo da final deveria ser disputado em São José dos Campos, pois o São José tinha melhor campanha, mas os dirigentes resolveram fazer os dois jogos no Morumbi. No primeiro jogo, o São Paulo venceu por 1x0. Nessa partida o juíz anulou um gol legítimo do São José. Na segunda partida, aconteceu o empate em 0x0 e o tricolor levou o título injustamente.
Hoje a realidade do clube é outra, disputando a Série A2 e sonhando com a volta a elite. Não é fácil subir num campeonato que tem muito time tradicional como: Guarani de Campinas, Marília, Noroeste de Bauru, América de Rio Preto, Guaratinguetá, São Bento de Sorocaba, União São João de Araras, sem contar os clubes "emergentes" como Pão de Açúcar, Votoraty e São Bernardo. Fico aqui torcendo para que a "Águia do Vale" volte a alçar voos mais altos.