domingo, 28 de fevereiro de 2010

Votoraty - SP


Fundado em 2005, o Votoraty, que é da cidade de Votorantim, já é uma das sensações da Copa do Brasil de 2010. O clube irá enfrentar o Grêmio na segunda fase do torneio. Polêmicas a parte, a diretoria do Grêmio não quer jogar a partida de ida na cidade de Votorantim, já comunicou que prefere que o jogo seja disputado na vizinha Sorocaba. Se isso for confirmado, o local do duelo será o estádio Municipal Walter Ribeiro, que tem capacidade atual de 13.722 torcedores.
O Votoraty é o atual "bicho papão do interior", conquistou no ano passado a Série A-3 do Paulistão, e a Copa Paulista. É controlado pela Olé Brasil Futebol Clube, um grupo empresarial de Ribeirão Preto. Atualmente, o Votoraty é o sexto colocado no Campeonato Paulista da Série A2 com 19 pontos. Na primeira fase da Copa do Brasil, eliminou o tradicional Treze de Campina Grande -PB. A partida Votoraty x Grêmio será no dia 17 de março e é muito aguardada por toda região da "Manchester Paulista".

Francana - SP


A Francana é um dos times mais tradicionais do interior paulista, já está disputando as séries intermediárias há um bom tempo. Disputa atualmente a Série A3 (terceira divisão), onde está na 13ª posição.
Em 2008, trabalhando no Joinville Jazz Festival, pude conhecer um torcedor ilustre da "Feiticeira", é o mundialmente conhecido guitarrista Diego Figueiredo, um dos mestres da música instrumental. Mesmo sendo muito guri na época, ele conseguia lembrar dos comentários que os mais velhos faziam sobre os tempos de ouro, quando a Francana disputou a Primeira Divisão Paulista (1979-82). Naquele período a "Veterana" bateu São Paulo, Corinthians e Santos fora de casa.
O clube também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1996, caiu na semi-final do Campeonato Brasileiro da Série C, perdendo para o Sampaio Corrêa. Em 1989 ficou na quarta posição da Série A-2 do Paulistão, foi vice em 1996 e em 2002, quando foi derrotada pelo Marília. Historicamente, a Catanduvense é a maior rival da Francana. O clube já teve em seu elenco Assis, aquele que fez a dupla "casal 20" com Washigton no Flu dos anos 80 e já teve no gol Geninho, hoje respeitado técnico. Atualmente, o mais conhecido na "Veterana" é o goleiro Pitarelli (ex-Guarani e Ituano).

sábado, 27 de fevereiro de 2010

São José - RS

Toda grande metrópole tem um clube "queridinho", em São Paulo é o Juventus da Mooca, no Rio é o Ameriquinha, em Porto Alegre a simpatia vai toda para o saudoso "Zequinha". O clube fica na zona norte da cidade e participa da Primeira Divisão Gaúcha há dez anos. Se o Porto Alegre F.C., clube empresariado por Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis, se firmar na primeirona, talvez o São José encontre um rival do mesmo nível. O clube possui uma boa estrutura atendendo várias outras modalidades como futsal, patinação, além de manter uma equipe de basquete e bocha.
No gauchão, o Zequinha vem jogando muito bem, chegou a disputar as quartas-de-final do primeiro turno. Acabou sendo eliminado pelo Inter de Santa Maria, em seu estádio Passo D’Areira. O segundo turno começa nesse finde e o São José está na chave 2 formada por Grêmio, Caxias, Santa Cruz, Ypiranga, Universidade, Sapucaiense e São Luiz.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Eintracht Frankfurt - Alemanha

Esse post vai atendendo o pedido do Luiz Henrique Nicolazzi, o cara é simplesmente o atual bicampeão catarinense de futebol de mesa, na categoria master, modalidade 12 toques.
Foi com o time do Eintracht que ele voltou a jogar botão, isso em meados de 1992. De lá pra cá, trilhou um caminho de muito sucesso nas mesas do Brasil afora.
O Eintracht Frankfurt é um time tradicional da Alemanha que infelizmente não possui grandes títulos, foi campeão nacional apenas em 1959, ou seja antes da era Bundesliga. Conquistou quatro Copas da Alemanha (74,75,81 e 88), uma Taça UEFA em 1980 (a final foi contra o Borussia Mönchengladbach) e a Segunda Divisão na temporada 97/98. Ainda falta um título na Bundesliga, ano passado ficaram na 13ª posição. Em geral, é um clube que briga por posições intermediárias na tabela. Na década de 90, o clube ficou conhecido como o algoz dos grandes da Alemanha, só não se manteve na ponta porque penava para ganhar dos pequenos que lutavam contra o rebaixamento.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Joinville - SC

Segunda-feira os munícipes de Joinville acordaram com um sorriso que a tempo não se via. Faturamos o primeiro turno catarinense com um gol nos acréscimos após empate com o Avaí.
Aparentemente parece muita euforia para nada, mas para a torcida jequiana é a confirmação que dessa vez o "Coelho" está como o pé quente. Para um clube que mal conseguia uma vaga na Série D do Brasileiro, que fechou as portas da bela Arena Joinville em maio do ano passado por falta de calendário, ou pior, que chegou a jogar a Divisão Especial, uma espécie de segunda divisão em 2007, o título do turno caiu como uma luva.
Pelo menos agora temos nossa vaguinha garantida na próxima Copa do Brasil, jogaremos a Série D e aos poucos com o pé no chão deveremos retornar as grandes conquistas. Como você notou, postei o Joinville com o segundo uniforme (branco), o uniforme tradicional, tricolor já postei em dezembro.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Matéria no Notícias do Dia


Hoje darei uma pausa nos escudos para publicar uma matéria que saiu ontem no jornal Notícias do Dia, aqui de Joinville. Gostaria de agradecer pela atenção dedicada pelo jornalista Luis Fernando Assunção, o fotógrafo Elton Costa e mandar um grande abraço para o diagramador Marcelo Duarte, que foi quem descobriu meu blog.

A matéria aborda a paixão que tenho pelos botões, o prazer em criar não só os escudos como os times em si. Essa paixão andava adormecida e resurgiu com o nascimento do meu filho... bem quem tiver interesse de ler, segue acima, é só clicar!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Botafogo - RJ


É lógico que o Fogão não poderia faltar hoje, o pedido é do Adriano Meyer e vai também para a imensa torcida alvinegra espalhada pelo país. Mais uma vez o bruxíssimo Joel Santana e sua prancheta enigmática comprovam que no seu território (Rio de Janeiro), ele é quase insuperável.
Agora o Bota pode jogar despreocupado a Taça Rio e dar ênfase a Copa do Brasil. Para Fla, Flu e Vasco a maratona recomeça nesse finde.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Kaizer Chiefs - África do Sul

Achei muito interessante a sugestão do Rodrigo Barreira em dar destaque para o "Soweto Derby", o maior clássico da África do Sul, assim eu reativo a Série Rivais ao mesmo tempo que crio um climão de Copa do Mundo.
O Orlando Pirates é um dos clubes mais antigos da África do Sul, foi fundando em 1937. "Os Corsários" são os únicos do hemisfério sul da África a conquistar a Liga dos Campeões Africanos, o título veio em 1995.
Já o Kaiser Chiefs foi fundado por um ex-jogador do Pirates chamado Kaiser Moughn, que jogou por dois anos nos EUA (década de 1970). Quando ele fundou o time, resolveu contratar os melhores jogadores do país e excursionar por muitas cidades da África do Sul, angariando mais de 2,5 milhões de torcedores. Estima-se hoje que o clube tem mais de 16 milhões de torcedores, pois conseguiu conquistar a simpatia em vários países vizinhos como: Botsuana, Zâmbia e Zaire.
O clássico é um dos mais disputados de todo o continente africano, Orlando e Kaizer se enfrentaram 33 vezes. Até agora foram registradas: 12 vitórias do Kaizer; 9 vitórias do Orlando; 12 empates; 31 gols marcados pelo Kaizer; 28 gols marcados pelo Orlando.
As torcidas costumam entrar juntas no estádio, o clima é totalmente amigável, coisa incomum em se tratando de rivalidade.
Que maravilha!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Kaiserslautern - Alemanha

Atendo hoje o pedido do Adriano Pereira Meyer, que quer jogar com o tradicional FC Kaiserslautern da Alemanha. O clube está em fase de reestruturação, desde que foi rebaixado na temporada
2005/2006 para a segundona. Apesar disso é o time que mais tempo participou da Bundesliga (60 vezes contra 59 do Stuttgart e do Hamburgo e 58 do Bayern), o terceiro clube que mais pontuou e o quarto que mais partidas disputou na Primeira Divisão Alemã.
O FCK manda suas partidas no belíssimo estádio Fritz-Walter, nome dado em homenagem ao capitão da Seleção Alemã de 54, um dos maiores ídolos do clube. Aliás, naquela seleção que conquistou o título mundial na Suíça, havia nada menos que cinco jogadores do
Kaiserslautern.
Possui quatro títulos nacionais e duas Copas da Alemanha. Não tenho dúvida nenhuma que a equipe retornará a elite no ano que vem, tendo em vista a atual campanha do clube na segundona. Está na liderança com 47 pontos, um a frente do St.Pauli. Segunda-feira, ambos irão se enfrentar na cidade de Kaiserslautern (terra do famoso imperador Barba Ruiva).

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Banfield - Argentina

"Um sueño cumplido...", essa é a frase que está em destaque no site do argentino Banfield, em referência a recente conquista de campeão do Apertura 2009. Porém o sonho pode ser maior, o clube já é a revelação da Libertadores, ontem goleou o Deportivo Cuenca na altitude do Equador por 4x1.
O Banfield é um clube da cidade de Lomas de Zamora, que fica na zona sul da Grande Buenos Aires. Até o início do ano passado, tinha fama de ser apenas um time aplicado e mediano que tinha como referência o maior número de conquistas da segundona argentina. Chegou a ser duas vezes vice do Campeonato Argentino, em 1951 e 2005. Participou de forma modesta de uma Libertadores, em 2007 e de uma Copa Sul-Americana, na qual foi eliminado pelo meu Fluzão, em 2005.
A conquista do Apertura, primeiro título nacional do "El Taladro", teve a "ajudinha" do seu maior rival o Newell´s Old Boys, que foi derrotado na última rodado do torneio pelo San Lorenzo de Almagro (2x0), em dezembro do ano passado. Até agora, no Clausura, o Banfield perdeu apenas uma partida para o Chacarita Juniors. Recentemente bateu o River Plate e o Lanus, outro grande rival seu. Na Libertadores, segue na liderança isolada no Grupo 6.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Real Sociedad - Espanha

Atendendo o pedido do Flávio, sai do forno a Real Sociedad, que atualmente joga a Segunda Divisão Espanhola. Ano passado o clube que fica na capital da província de Guipúzcoa, San Sebastián (País Basco, Espanha), comemorou seu centenário jogando amistosamente com o Real Madrid. Na temporada 2002/2003, a Real Sociedad quase conquistou o título de La Liga, ficou na segunda colocação a dois pontos dos madrilenhos.
A Real Sociedad faturou dois Campeonatos Espanhóis seguidos (1980-81), (1981-82) e com muito orgulho detém a maior invencibilidade dentro do campeonato, com 38 partidas entre 29 de abril de 1979 e 4 de maio de 1980. A partir de 2005 vive constantes crises financeiras que culminaram com o rebaixamento em 2007.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Caracas - Venezuela

Olá amigos, cá estou na ativa, pois toda vez que dou uma sumida é porque estou com trampo até o pescoço, e como não são os escudinhos que garantem o arroz na panela aqui de casa, volta e meia sou obrigado a dar um tempinho. Mas, farei o possível para manter o blog atualizado. Nesse período recebi muitos e-mails de pedidos e irei atende-los na medida do possível.
Então resolvi destacar o Caracas, ou os "Rojos del Ávila", decacampeão venezuelano que está no Grupo 8 da Libertadores, e irão jogar contra o Flamengo no dia 10 de março.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Seleção da Rússia


Atendendo o pedido do K9 que é fã de futebol russo, aí vai a seleção da terra da vodka. Ano passado apresentaram seu estonteante uniforme da adidas, mas como futebol se ganha nos gramados e não na passarela, a Eslovênia acabou ficando com a vaga. Foi, talvez a única seleção tradicional que ficou de fora da Copa da África do Sul. Desde quando deixou de ser URSS, os russos sequer passaram da primeira fase da Copa (só jogaram as Copas de 1994,nos EUA e 2002, no Japão/Coréia do Sul).
Para a Federação Russa o jeito é pensar na Eurocopa 2012, que será disputada na Ucrânia e na Polônia, ou seja, quase no quintal de casa.